Você tem Sido Assertivo em Suas Condutas?



Muitos donos de negócios se interessam pelo tema assertividade. Mas, afinal, o que é ser assertivo?


Há muita confusão a respeito do conceito de assertividade, que nada tem a ver com estar certo ou errado. E é o que iremos compreender.


Basicamente, ser assertivo trata-se de um tipo de postura comportamental diante das pessoas e situações cotidianas. Em outras palavras, é a forma como nos expomos e defendemos a visão da empresa de forma objetiva, mas, principalmente, sem causar constrangimento.


E é por isso que a assertividade se tornou um tema interessante aos donos de negócios, pois ser assertivo capacita donos de negócios nas escolhas com base no discernimento crítico qualificado e no equilíbrio de interesses, construindo comunicações internas mais saudáveis e, principalmente, evitando conflitos desnecessários.


Se você quer ter mais assertividade na sua empresa, é imprescindível que trabalhe alguns pontos primordiais. Vejamos:


1 - Comece a avaliar o seu comportamento:


Analise se você tem sido adequado na postura diante de diferentes situações e se está satisfeito com sua atuação como líder. Questione se suas atitudes estão combinando com o que você é como pessoa.


2 - Reveja suas reações:


Observe sua conduta, desde o modo de observar as situações e pessoas, seus gestos mais comuns, expressões faciais, voz em diferentes situações, e pense sobre tudo aquilo que julga um comportamento não assertivo ou, por vezes, agressivo.


3 - Peça sempre por feedback:


Os donos de negócios têm muita dificuldade em encontrar quem possa dar feedbacks construtivos, seja por medo de abrir situações para funcionários hierarquicamente abaixo, ou por simples negação.


Entretanto, é muito importante saber ouvir o que os outros têm a dizer sobre seu comportamento. Nem sempre temos a clara impressão de nossas reações e maneirismos. Ao casar julgamentos negativos pessoais e de feedbacks, é possível listar pontos positivos e negativos passíveis de aperfeiçoamento.


Busque por pessoas com que possa fazer essa troca.


4 - Encontre outras soluções para erros já cometidos:


Reflita sobre caminhos alternativos que poderiam ser tomados em situações que foram mal conduzidas na empresa. Analise quais foram os pontos em que você se perdeu e como seria possível melhorá-los para que não reflitam mais em seu comportamento e, consequentemente, na produtividade da sua empresa.


Um dono de negócio assertivo lida melhor com os confrontos, acumula menos estresse, demonstra maior autoconfiança pois já encarou suas falhas de frente, sabendo agir com mais tato, consequentemente gerando maior credibilidade e lidando com mais inteligência e protagonismo sobre situações mais complexas.


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