Você Prefere Funcionar ou Crescer?



Muitos donos de pequenos e médios negócios encontram uma encruzilhada em comum: continuar fazendo tudo pra empresa funcionar ou atuar estrategicamente para fazer a empresa crescer?


O fato é que muitos acreditam que uma coisa não exclui a outra, mas se você faz tudo dentro da sua empresa, quem organiza ela? quem pensa os caminhos pro desenvolvimento?


Eu costumo ilustrar isso com uma pequena história:


Imagine que você está fazendo o cruzeiro dos seus sonhos. Chegou o grande dia! Você chega no embarque, arruma sua cabine, suas roupas, descansa algumas horas e parte pra conhecer aquele navio e suas atrações.


Em um determinado momento, já viajando em alto mar, bem perto do restaurante, você escuta uma voz dizendo:


- Oi, você aceita um café?


A pessoa te estende a xícara de café, você olha e diz obrigado. Quando você se dá conta, é o próprio comandante que serve o café pros hóspedes no restaurante.


Você não acredita… e olha denovo pra ele e pensa:


- Se o comandante está aqui servindo o café, quem está comandando o navio?


Imagina que nesse momento acontece um grande impacto no navio, uma grande correria se inicia… pessoas desesperadas andando de um lado pro outro sem saber o que está acontecendo.


Nesse momento você olha pro capitão do navio e vê ele pálido, com os olhos arregalados e claramente em desespero. Será que ele poderia ter evitado esse acidente se estivesse no controle?


Claro, essa não é uma história verdadeira… mas o fato é que os capitães dos navios ficam na cabine de controle, traçando estratégias pra viagem ser tranquila, e não servindo o café.


Isso não é desmerecer nenhum de seus funcionários, mas apenas ilustrar que cada qual tem sua responsabilidade e atribuições dentro daquele espaço, e que quando uma dessas pontas falha, o navio como um todo pode perder o rumo.


Afinal, se o capitão está na cabine de controle, ele pode averiguar se a rota do navio está correta, se a velocidade é a melhor, como está o mar…


Portanto, capitão, se você acredita que trabalhando 14h, 15h por dia, onde tudo depende de você na empresa, fazendo tudo o que vê pela frente, está fazendo sua empresa crescer, você está enganado!


Acredite, a empresa é reflexo do seu dono, pro bem e pro mal. E quando você assume todas as responsabilidades, você está passando uma mensagem péssima pros seus funcionários e, pior do que isso, não está trabalhando pra fazer sua empresa crescer.


A questão é que é difícil se livrar se algumas âncoras, de crenças limitantes, como a de que “se quero algo bem feito, tenho que fazer eu mesmo”. Não, a questão é: “se você quer uma empresa que bate metas e cresce, você tem que ter uma equipe protagonista”.


Eu sei que esse é um trabalho árduo, mas minha especialidade é transformar empresas. Se você quer saber os caminhos pra ter uma equipe protagonista, que acredita e é fã da sua empresa, me segue no Instagram @carla_weisz e YouTube. Vem fazer parte dessa comunidade de donos de empresas diferenciados e ambiciosos, que desejam virar o jogo do seu negócio.

Posts recentes

Ver tudo