© 2019 por CarlaWeisz Consultoria

Buscar

Traçando objetivos: como se destacar no mercado de trabalho em meio à competitividade


A situação econômica do país está passando por um de seus momentos mais decisivos. Nesta etapa, podemos afirmar que aqueles que estão mais preparados para encarar o mercado e encontrar soluções criativas para gerir problemas, oportunidades e equipe, são aqueles que já alcançaram a alta performance profissional.


Como quase tudo na vida, o tempo avança rápido e você precisa se reinventar para que não fique para trás e seja engolido por pessoas mais preparadas e abertas à mudanças, por isso é fundamental que esteja com os dois pés na realidade e os dois olhos no futuro, analisando dados, tendências, comportamentos e decisões.


Mas será que isso é o suficiente para se destacar no mundo corporativo? A resposta é não. É preciso mais do que apenas atualizações técnicas para ser um verdadeiro líder que se destaque, é preciso ter atitudes de protagonista e pensamentos inovadores. Mas pode ficar tranquilo, para lhe auxiliar, preparamos dicas importantes que irão ajudar você a alcançar a alta performance e se destacar em meio à competitividade, esteja você trabalhando ou procurando uma oportunidade no mercado corporativo.


ESTUDO


Planeje-se: Nesta etapa é importante que se faça um estudo preliminar sobre o cenário, analisando o mercado, a empresa, o produto, os pontos fortes e fracos para que seja possível conhecê-la de forma clara.


Analise: Analisar as informações de maneira criteriosa, bem como a realidade corporativa para que seja possível levantar pontos que podem, e devem, ser transformados em dados úteis para a empresa.


Pratique: Agora está na hora de mostrar tudo o que você absorveu através do planejamento e da análise de dados, sugerindo resoluções e investimentos que podem contribuir para o desenvolvimento da empresa e/ou da sua equipe.


Elabore decisões eficazes: Líderes devem tomar decisões baseadas em análise de dados e de cenário, levando em conta a maneira mais eficaz de executar uma ação, seja ela qual for, que gere resultados melhores para a empresa.


AÇÃO

Para que um Líder tenha sucesso, é necessário muito alinhamento dos seus objetivos com os objetivos da empresa. E para que isso aconteça, existem algumas ferramentas que podem ajudar, e muito, na elaboração de metas de curto, médio e longo prazo, e consequentemente, na realização de um trabalho que se destaque de verdade.


Destaque seus pontos fortes: Apresente suas melhores habilidades através de cases de sucesso e ações que já tenha participado, não apenas para mostrar que você domina o assunto, mas para passar credibilidade se utilizando da sua trajetória profissional.


Vá além do básico: Fazer apenas o que foi pedido, não é papel de um líder de alta performance. Um verdadeiro líder é capaz de não só realizar uma tarefa, mas gerar resultados efetivos, otimizando tempo e investimentos com organização e disciplina, bem como explorar outras possibilidades que podem aumentar ainda mais sua performance e de sua equipe.


Sempre algo para melhorar: Fazer uma autoanálise sobre o seu comportamento e o seu desempenho, enquanto líder, também é importante passo para alcançar a alta performance.

  • Estou conseguindo resolver 100% das minhas tarefas?

  • O que eu aprendi de novo na última semana? O que preciso aprender?

  • Minha equipe está satisfeita com a minha gestão e tratamento?

Vivemos uma época onde o aprendizado deve ser uma constante em sua vida, por isso reavalie seus pontos fracos e elimine comportamentos que prejudicam na sua evolução.


Evite burocratizações desnecessárias: Este talvez seja um dos pontos que mais atrapalham a performance de um líder. Ter controle absoluto, mantendo uma postura centralizadora, além de fazer com que as coisas saiam do prumo mais facilmente, também dificulta a relação de confiança e comprometimento com equipe, afinal se as pessoas não tiverem liberdade e autonomia para fazerem aquilo que foram contratadas para fazer, como irão entregar resultados acima da média?


Persista: Mesmo que pareça difícil, ser um líder requer, acima de tudo, autoconfiança, porque no fundo você sabe que não trabalha para outra pessoa, seja ela física ou jurídica, mas para o seu próprio desenvolvimento, levando em conta os seus princípios e objetivos. É você quem está no comando e quem determina se os próximos passos serão rumo ao seu sucesso ou ao fracasso de todos que acreditam na sua vocação.


#VCNOCOMANDO

18 visualizações