Será que você está no caminho certo para ser um líder? Confira 4 passos para descobrir



Onde você está agora? Seu momento profissional, enquanto líder, é ótimo ou você se sente perdido? Seria incrível se pudéssemos ter certeza de que estamos no caminho certo para o nosso desenvolvimento como num passe de mágica, ao clique de um botão. A dúvida pode chegar a qualquer momento e por inúmeros motivos, por isso, para um líder, o autoconhecimento é fundamental para que o mesmo consiga se desenvolver, pois permite entender seus pontos fracos e fortes, mas antes de qualquer coisa é preciso que se tenha em mente aonde se quer chegar para só então descobrir se você está, de fato, no caminho certo.

Sim, pode parecer uma tarefa óbvia, mas saiba que muitos líderes não praticam esta autorreflexão, porque não foram estimulados a isso, e acabam sendo engolidos pelo mundo corporativo para ocuparem cargos menores em empresas pequenas. E para ajudar você a descobrir se está no rumo certo, preparamos 4 perguntas que deverão ser respondidas com sinceridade.


1 – Quem é você?

De onde você veio para chegar até aqui? Relembre sua história de vida e tudo o que você fez para alcançar a posição que ocupa hoje. Depois reveja os valores que você considera importantes para ser um líder como: servir, delegar tarefas, inspirar, status, prestígio entre outros. Aqui, também é imprescindível rever seus valores enquanto profissional.


2 – O que você quer da sua vida? Quais são seus objetivos?

Se você tem metas, certamente já parou para pensar nelas, caso não tenha é hora de começar a definir objetivos para conseguir se desenvolver como líder. Onde você se vê daqui 5 anos? Essa resposta deve levar em conta a sua vida como um todo: família, carreira, amigos, patrimônio. Faça uma análise sobre aquilo que você quer e como realizar isso em cada uma destas áreas.


3 - Como você gostaria de ser lembrado?

O seu legado para o mundo é o que importa aqui. Para responder, pense em como você gostaria que as pessoas lembrassem de você, por exemplo: foi um líder excepcional, inovador e dedicado, que revolucionou a área de negócios e construiu uma carreira exemplar. Além de ser uma pessoa cordial e feliz, que zelava pela família e contribuiu para um mundo mais justo.


4 – Definindo o que é sucesso profissional para você:

Escreva no papel, sem qualquer tipo de vergonha ou julgamento, respondendo exatamente o que você pensa sobre isso, por exemplo: Ser bem-sucedido é atuar como um líder inovador, responsável e justo que possui um salário confortável para viver com a família e se divertir com os amigos, sem se preocupar.


Resultados:

Ao final, avalie cada ponto separadamente. Com as respostas de cada item escritas no papel, veja o que condiz com a sua realidade e as atitudes que precisa tomar para se tornar um líder melhor à curto e a longo prazo.


Exercícios práticos:

Conquistar um cargo de liderança, pode ser fácil em alguns casos raros, mas sem atualização constante, entendimento do cenário, disciplina, humildade, coragem e senso de dono, se torna impossível manter-se nele ou se tornar um líder que produz resultados excepcionais. E para que você possa desenvolver sua postura de líder, separamos atitudes que você precisa tomar, se quiser alcançar o alto nível:

  • Desenvolva sua inteligência emocional para lidar com momentos difíceis.

  • Estabeleça metas e objetivos profissionais com periodicidade.

  • Tenha prazer em realizar a sua função dentro de uma empresa.

  • Encontre seu ponto de equilíbrio para trabalhar com mais clareza.

  • Mantenha uma convivência saudável com todos que fazem parte da sua equipe.


Acha que precisa de ajuda?

Depois de ter aprendido um pouco mais sobre você e aquilo que você quer, avalie se o resultado é satisfatório e aplique as mudanças necessárias. Caso perceba que está indo na direção contrária, então, é hora de rever os planos, alterar a rota e procurar ajuda.


Se estiver com dificuldade para entender se está realmente no caminho certo, cadastre-se em nossa lista e nos siga nas redes sociais. Carla Weisz, além de ter atuado por muitos anos em cargos de liderança, no mercado corporativo, é especialista no treinamento e no desenvolvimento de líderes para a alta performance, e pode ajudar você a encontrar as respostas que precisa para ir além.


#VCNOCOMANDO

0 visualização

© 2020 por CarlaWeisz Consultoria