Retomada Econômica Pós Pandemia | Carla Weisz



A retomada econômica pós pandemia é um tema que intriga do mais simples ao mais sábio conhecedor das estruturas econômicas pelo mundo. A verdade é que o novo Coronavírus vem produzindo repercussões não apenas de ordem biomédica e epidemiológica em escala global, como também em temas importantes como economia, sociedade, cultura e política.

Acreditamos que o primeiro passo para iniciar uma retomada é compreender o que vem ocorrendo nos mercados globais, seus impactos em nossa própria economia e quais são as expectativas mais significativa que poderão nortear os rumos para voltar à lucratividade.

O que a pandemia poderá mudar nos hábitos de mercado?

A crise também se reflete em nossas sociedades, trazendo questionamentos importantes sobre o entendimento de que mundo novo encontraremos e como nos prepararmos para o que virá.

Diversos especialistas em epidemiologia, biologia, história e antropologia acreditam que mudanças que levariam décadas para acontecer, principalmente nos campos tecnológicos e de saúde, podem se implementar no susto em questão de poucos anos.

Em entrevista, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, professora de Princeton nos EUA, acredita que vivemos um marco para o fim do século 20. Segundo ela, apesar de usarmos o marcador de tempo para virar séculos, é a experiência humana que constrói o tempo e as mudanças.

Para tal, ela utilizou o exemplo do fim do século 19, com a gripe espanhola e a primeira guerra mundial (já em meados de 1920), onde houve uma ruptura com o século 19 e uma ressignificação sobre nossas prioridades e um entendimento sobre a capacidade destrutiva do homem.

Para muitos futuristas internacionais a pandemia irá acelerar e antecipar mudanças mercadológicas que já estavam em curso, como o trabalho remoto, a educação a distância, a busca por maior sustentabilidade e a cobrança mais sóbria, por parte da sociedade, para que as empresas sejam mais responsáveis do ponto de vista social.

Outras, menos desenvolvidas, entretanto embrionárias, ganham novo sentido diante da revisão de valores provocada pela crise sanitária. Os exemplos mais claros estão no fortalecimento de valores como empatia e solidariedade.

De forma estrutural e natural, é possível dizer que algumas mudanças devem trazer novos conceitos de funcionamento para empresas e sociedades. Os mais claros passam por:

  1. Revisão sobre hábitos de consumo e economia familiar;

  2. Reconfiguração de espaços no comércio;

  3. Modelos novos e diferentes de negócios para restaurantes;

  4. Criação de experiências culturais online mais imersivas;

  5. Maior eficiência e investimento no Shop Streaming.

Como se preparar para sair da crise?

Muitos conceitos ainda estão por se estabelecer e nem sempre é fácil compreender quais os cenários e tendências que se desenharão ao longo da recuperação econômica pós pandemia. Entretanto, sabemos que algumas medidas essenciais podem ser tomadas desde já para estar preparado para as mudanças. Vejamos:

1 - Busca por maior capacitação: é muito provável que o mercado passe por um período de maior rigidez, aumentando a exigência de qualidade do consumidor, principalmente no terreno digital. Chegou a hora de investir em maior especialização e qualificação profissional para formação de equipes e lideranças.

Segundo estudo realizado pela Mastersenso e H2R em Junho (2020), mais de 60% dos brasileiros acredita que o prazo para o começo da recuperação econômica ocorrerá apenas em 2021, e isto reflete diretamente em seu perfil de consumo.

Ainda segundo a pesquisa, menos 16% dos consumidores acreditam que voltarão a utilizar shoppings, academias, restaurantes, lojas, feiras de negócios, vôos nacionais e internacionais, e outros tipos de comércios ainda em 2021. A expectativa sofreu um decréscimo em relação a outra pesquisa da Mastersenso e H2R, de Abril, principalmente pela sensação de ansiedade e incerteza, em conjunção com uma nova exigência de hábitos de saúde, higiene, consumo e uso intenso do online.

2 - Fique atualizado: entender quais as medidas têm sido tomadas no mundo e no Brasil ajudará a compreender melhor as tendências que devem nortear as atividades econômicas no futuro. Ao analisar os diferentes aspectos que envolvem o mundo profissional, você será capaz de traçar um planejamento mais qualificado.

3 - Cuidado com a acomodação: uma crise econômica é sempre difícil, ainda mais quando ela se anuncia como a maior em décadas. Entretanto, não é hora de desistir nem tão pouco acomodar. Ainda que a situação pareça complicada, é essencial demonstrar proatividade e entusiasmo para multiplicar suas chances de prosperar.

4 - Entenda a necessidade de mudanças e adaptação: a não previsibilidade costuma trazer períodos de mudanças constantes. Portanto, é preciso se acostumar com a exigência de adaptação para diferentes setores, pois eles certamente farão parte do seu dia a dia.

Lembre-se:

● Tudo muda rapidamente;

● Qualquer crise sempre traz oportunidades;

● Um passo atrás pode significar dois à frente.

Vire o jogo agora!

Se você quer mudar, é preciso agilidade para se adaptar às situações instáveis e se moldar de forma proativa às necessidades do mercado. Seja ágil!

Se você quer crescer e lucrar, não deve esperar que o consumo apresente as mudanças, mas ser o protagonista que irá propor novas ideias em resposta às necessidades extremas que surgiram durante a crise.

Nosso método tem como objetivo preparar os donos de empresas médias e pequenas a se transformar no melhor do seu mercado. Acreditamos que é assim e a partir disto, que é possível preparar uma empresa para crescer de forma gradual e sustentável.

O método vire o jogo é calcado em três principais pilares:

  1. Jeito de pensar: pensamentos geram ações, e ações geram resultados. Para que as coisas mudem, como empresário, você precisa mudar primeiro.

  2. Jeito de ser: tudo que você valoriza ou acredita geram suas ações e como empresário, a empresa tem a sua cara.

  3. Jeito de fazer: é preciso clareza onde você quer chegar, o que e como precisa ser feito para alcançar sua grande ambição.

Quem se preparar para entender e tomar decisões durante a retomada econômica pós pandemia estará um passo à frente para encontrar a estabilidade após o período de turbulência. Conheça nossa proposta!

4 visualizações

© 2020 por CarlaWeisz Consultoria