Os Segredos para Se Tornar um Líder Transformador



Quando alguém me pergunta: “Qual é a principal responsabilidade de um líder?”, claro que respondo que são muitas… mas acredito que entre as principais está a criação de um círculo de confiança no qual as pessoas sintam-se livres para serem quem verdadeiramente são, formando um ambiente onde a verdade e a transparência permeiam as conversas e as decisões.


Digo isso porque conheço muitas histórias de empresas que tentaram reverter quadros de falta de produtividade e engajamento da própria equipe através da mão de ferro, e olha, falharam miseravelmente…


É como um governante que tenta resolver os conflitos dos cidadãos exibindo uma forca. Mesmo que ela jamais seja utilizada, apenas sua presença passará uma mensagem negativa para todos.


Ou seja, um líder que opera na base da desconfiança, no modelo do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, apenas gera insegurança, medo e individualismo, e fatalmente se verá constantemente com a necessidade de usar poder e controle para que as pessoas atendam seus desejos.


No livro “o desafio da liderança”, de Barry Posner e James Kouzes, há uma pesquisa de liderança realizada ao longo de mais de trinta anos, com mais de 100 mil pessoas ao redor do mundo. O objetivo? Selecionar as sete qualidades, dentre vinte, que você mais busca e admira num líder, em alguém que você estaria disposto a seguir.


Nela podemos constatar empírica e numericamente o peso e a importância da honestidade e confiança na liderança. Em 87% das respostas, às pessoas declararam que a qualidade mais importante em um líder é a honestidade.


O modelo de gestão que se utiliza de poder e controle até funciona, mas por pouco tempo, porque coisas podem ser controladas; pessoas não!


Pessoas esperam estabelecer relações de confiança, promovidas por uma liderança que conquista o reconhecimento de sua autoridade pelo respeito e interesse genuíno pelas pessoas.


Por isso, antes de qualquer coisa, se você realmente está interessado em estabelecer uma liderança que de fato faça diferença no seu mercado, é preciso mergulhar em águas profundas, revendo crenças, valores e o seu jeito de pensar, assumindo um protagonismo que fará diferença no jeito de ser e fazer da sua empresa!

154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 por CarlaWeisz Consultoria