Os Líderes de Alta Performance e a Flexibilidade Cognitiva

Atualizado: Jun 29



Talvez este termo lhe soe um tanto quanto familiar. Muitos dizem erroneamente que a Flexibilidade Cognitiva é a capacidade que temos de gerir mais processos em menos tempo. Mas afinal, o que é a Flexibilidade Cognitiva e por que ela é fundamental para um Líder se desenvolver?


Entendendo a Flexibilidade Cognitiva:

A Flexibilidade Cognitiva é uma das capacidades mais importantes a serem desenvolvidas em um Líder, caso queira obter sucesso e se destacar no mercado de trabalho. A grosso modo, podemos dizer que a Flexibilidade Cognitiva é a capacidade de desenvolver soluções criativas para se obter o melhor resultado.


No cotidiano:

Pense na sua rotina como um todo, você desperta, toma seu café e se dirige ao escritório. Ao entrar na garagem do prédio com seu carro, você percebe que existe um buraco no meio do estacionamento, o que você faz?


Rapidamente, seu cérebro irá tomar uma decisão para lidar com a adversidade, fazendo com que você contorne ou buraco ou até mesmo retorne seu veículo a entrada do local. A única coisa que ele não fará, é ficar inerte, ou seja, sem tentar encontrar uma solução imediata para aquele problema.


Não é difícil de entender:

Este é o papel natural da Flexibilidade Cognitiva, fazer com que a gente consiga resolver uma situação, mesmo que inesperada, de acordo com as nossas referências.


Por que ela é importante para mim?

Com as inúmeras evoluções, atualizações e situações que estamos vivendo, dia após dia, exercitar nossa Flexibilidade Cognitiva, se torna uma necessidade real, para àqueles que buscam agir como verdadeiros Líderes, tanto na resolução de tarefas cotidianas, quanto na gestão das próprias equipes. A Flexibilidade Cognitiva é um dos pilares que auxiliam e muito para que um Líder consiga atingir a alta performance e continue evoluindo cada vez mais, porque além de estimular o raciocínio lógico ela ajuda na entrega de soluções realmente efetivas que ajudam a obter resultados cada vez melhores em todos os campos.


Exercitando a Flexibilidade Cognitiva:

É inegável que todo bom técnico aposta nos treinos para melhorar o desempenho do seu time em campo, e com a Flexibilidade Cognitiva não poderia ser diferente, a única mudança é que aqui você é o seu técnico e o seu próprio time ao mesmo tempo, por isso:

  • Atualize-se: se interesse sobre o mercado de atuação do qual faz parte e analise o máximo de informações possíveis com frequência.

  • Planeje-se: pense em soluções criativas antes mesmo que a execução de uma tarefa seja proposta, leve as ideias para o seu time, dialogue e encontrem juntos a melhor alternativa para trabalhar com o máximo de excelência.

  • Teste-se: ponha em prática as estratégias desenvolvidas, cuidando para minimizar ao máximo as falhas que podem aparecer durante o percurso, lembrando sempre que quem está no controle é você.

  • Atualize-se: Não, você não leu errado. A atualização precisa ser uma constante para que seja possível trabalhar com o máximo desempenho da sua Flexibilidade Cognitiva e alcançar a Alta Performance que uma líder precisa. Esteja sempre ligado em tendências e novidades, trazendo-as para o seu local de trabalho, experimentando-as na prática.


Concluindo: Pode parecer difícil, mas com dedicação e informação é possível trabalhar a sua Flexibilidade Cognitiva, de modo que a sua performance se destaque e faça de você um verdadeiro Líder. Se você não sabe por onde começar, nós podemos lhe auxiliar. A Master Carla Weisz possui uma carreira profissional consolidada, com experiência em algumas das maiores empresas do país. Além disso, é especialista no desenvolvimento de Líderes para a Alta Performance, ajudando a melhorar seu desempenho e seu protagonismo dentro e fora do mercado de trabalho. Acesse o canal Carla Weisz no YouTube.


#VCNOCOMANDO

52 visualizações

© 2020 por CarlaWeisz Consultoria