Buscar

O poder do pensamento crítico na sua vida



Ser ou não ser, eis a questão! Esta célebre frase faz parte de um dos diálogos da peça “A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca”, de William Shakespeare, e provavelmente você também já escutou ela em algum momento da sua vida.


Estar atento, observar o mundo e o meio ao redor, agregado ao conhecimento e a inteligência emocional, possibilitam ao líder um pensamento crítico, reflexivo e voltado para soluções. Este raciocínio é a base para o pensamento crítico, o ato de “questionar”.

Mas afinal, o que é o Pensamento Crítico?


O Pensamento Crítico é um julgamento feito por nós mesmos, para refletir sobre qualquer questão que nos é apresentada, seja ela verbal, escrita ou assistida. O Pensamento Crítico permite que líderes se sobressaiam em determinadas situações, justamente por ser uma das ferramentas psicológicas mais poderosas, na hora em que argumentação se faz necessária dentro de sua área profissional ou até mesmo com o seu time em uma reunião de pauta, por exemplo.


Todos nós temos Pensamento Crítico?


Todos nós possuímos a capacidade de refletir sobre determinadas situações, mas o que nos torna diferentes é a iniciativa que cada um é capaz de tomar, e é justamente este tipo de atitude, que visa a melhor solução possível que distingue pessoas normais de líderes de alta performance.


Quais os ganhos de um Líder que usa o seu Pensamento Crítico?


Os ganhos para um líder que exerce seu poder de Pensamento Crítico são inúmeros, porque além de argumentar com propriedade sobre qualquer situação, o Pensamento Crítico também permite que o líder faça questões embasadas em seu próprio conhecimento e consequentemente tome as melhores decisões, tanto para com os demais envolvidos em seu processo de trabalho, quanto para a sua vida pessoal. Descontos, promoções, economias, ganhos e perdas, absolutamente tudo está ligado ao Pensamento Crítico.


Como exercitar o Pensamento Crítico:

Aqui vão algumas dicas que ajudam a estimular o Pensamento Crítico e, chegar o mais perto possível da alta performance:

  • Esteja atento: Manter a atenção no presente, nos permite a reflexão instantânea sobre todas as situações que estão acontecendo em nossas vidas, por este motivo, estimular o foco através de leituras e exercícios físicos é fundamental para desenvolver o Pensamento Crítico.

  • Trabalhe sua inteligência emocional: A forma como você dialoga com as pessoas e toma decisões, dizem muito sobre a sua personalidade. Escute antes, sugira depois. Perceba quais são as reais necessidades de uma tarefa e saiba como delegar funções mantendo a cordialidade e compostura, sem esquecer do seu papel de líder. Dica MASTER: Quer saber mais sobre Inteligência Emocional? A Carla preparou um conteúdo em vídeo exclusivo para você, clique aqui e confira.

  • Questione-se: Converse com você, escute de si mesmo quais são seus desejos, seus objetivos e suas necessidades. Entenda as prioridades da sua vida e dê o devido valor a cada uma delas, para que seja possível pesá-las na hora de tomar decisões.

  • Não se acomode: Acomodação nunca formou nenhum líder, a perseverança e a dedicação sim. Estude e se atualize, busque sempre as melhores soluções para a sua vida e trabalhe sempre para obter os melhores resultados, este é o comportamento de um autêntico líder de alta performance.


Pensando bem:


Grandes pensadores como Platão e Sócrates, foram reconhecidos não apenas por seus feitos históricos, mas pela sua capacidade de questionarem a realidade e terem a ousadia de desenvolver soluções criativas. E você, pelo que quer ser lembrado? Pense nisso.


Cadastre-se em nosso site para receber dicas exclusivas e ficar por dentro de todas as nossas LIVES DE CONTEÚDO e não se esqueça, é você quem está no comando.


#VCNOCOMANDO

13 visualizações

© 2020 por CarlaWeisz Consultoria