O poder do entusiasmo na sua rotina




O que é entusiasmo para você? Tecnicamente, esta palavra vem do grego en-theos-asm que significa “sopro de Deus dentro”, mas ela vai muito além da própria semântica. O ato de respirar é nossa principal fonte de energia física, mas o entusiasmo é nossa maior fonte de energia, seja em nossa workstation ou apresentando um projeto para clientes e superiores. A euforia é capaz de gerar uma imensa energia interna, que carrega em si o ânimo necessário para nos mover adiante, com dedicação, paixão e força criadora, mesmo que as condições da rotina não estejam lá muito favoráveis para o nosso lado, com pilhas e mais pilhas de “problemas” a serem resolvidos. O sucesso de cada tarefa ou objetivo, depende do entusiasmo, da nossa vontade de aprender, ir atrás, superar obstáculos e conseguir fazer da melhor maneira, tudo aquilo que nos dispomos.


Quando há entusiasmo, mesmo as tarefas mais chatas e difíceis são realizadas com empenho, dedicação e alegria. O entusiasmo inspira credibilidade, faz crescer a força de vontade, ajuda a renovar as forças e faz-nos ver a derrota como uma nova oportunidade para começar e fazer melhor.


Mas de onde vem o entusiasmo?


De onde vem essa força transformadora? Enganam-se aqueles acreditam que o entusiasmo aparece apenas em momentos de lazer ou de grande alegria com aqueles que amamos, seu significado nasce da missão para a qual estamos destinados a realizar, dentro do local de trabalho ou procurando uma oportunidade profissional. E essa resposta, só você consegue encontrar, porque é exclusiva. Se pensarmos em grandes líderes como Michelle Obama, Madre Tereza e Nelson Mandela, por exemplo, conseguimos enxergar nitidamente causas e missões que nortearam e norteiam suas ações, bem como seus legados para a humanidade.


Todos os modelos citados acima, tinham um propósito e se agarravam a ele como uma “responsabilidade boa”, se utilizando do entusiasmo para realiza-la.


Entendendo a diferença entre Entusiasmo e Motivação


É comum que, na maioria das vezes, haja uma confusão natural sobre estes dois “sentimentos”, mas entusiasmo e motivação possuem diferenças simples que podem ser facilmente explicadas para que você entenda e saiba trabalha-las da melhor forma possível, dentro do seu cotidiano, seja na sua casa, no seu local de trabalho ou até mesmo em seus projetos pessoais.


O entusiasmo, como já foi explicado acima, é um estado de exaltação, onde parecemos mais alegres, empolgados, apaixonados naquilo que propomos a fazer. Há um certo vigor na fala ou na expressão, uma energia de plenitude que faz muita diferença na hora de explicar, apresentar ou justificar uma ação, um projeto ou uma ideia. É uma força transformadora que vem de dentro. Já a motivação é uma força externa, quando sofremos uma interferência de outras pessoas ou do ambiente, causando uma reação. Os elogios de um chefe no trabalho é um grande exemplo, que pode fazer com que passemos a agir de forma mais positiva. Ou seja, se você estiver entusiasmado com aquilo que está fazendo, certamente conseguirá motivar a todos que estão ao seu redor e dispostos a abraçarem a sua causa.


O entusiasta é um ser ativo, age sem precisar de estímulos de outros e sabe onde está indo, acreditando em sua capacidade. Já o motivado é um ser reativo.


A premissa básica para identificar um entusiasta, é notar sua total confiança e segurança naquilo que realiza, com base na sua capacidade, no seu conhecimento e em suas experiencias.


Como estimular o entusiasmo?


Pode parecer uma tarefa difícil, mas se conseguirmos olhar para dentro, veremos que não é:

  • Acredite nos seus objetivos e trabalhe para realiza-los. Por mais difícil que possam parecer, manter o foco é fundamental;

  • Tenha clareza nas suas pretensões, seja didático e prático;

  • Organização acima de tudo. Elenque as etapas e se esforce para realiza-las.


Por mais que na prática, seja difícil tomar decisões, o entusiasta acredita ter condição de executar a tarefa com maestria, porque confia em suas próprias habilidades, características, virtudes, e em tudo que aprendeu ao longo de sua jornada. Por isso, se você se considera um destes entusiastas, valorize a sua força, peça ajuda e faça acontecer. Acredite em você para que os outros também consigam acreditar na sua verdade. #VCNOCOMANDO


Gostou do que leu e quer absorver mais conhecimento?


O processo de evolução de cada um é diferente, mas quando estamos na busca por este “up” no comando da própria vida e da carreira, precisamos de toda ajuda necessária. E foi pensando em auxiliar nesta etapa transformadora e fundamental para líderes e gestores, que a Gestora Carla Weiss oferece um guia completo através da sua obra “O Dono da História”, de como você também pode se tornar o protagonista da sua vida.


Além do livro, em nosso site também é possível encontrar cursos especializados para você desenvolver sua essência de liderança, bem como dicas exclusivas sobre como melhorar seu desempenho dentro do local de trabalho.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo