O Poder das Escolhas



Hoje falarei de escolhas e, claro, protagonismo. Afinal, qual é a relação do protagonismo com a capacidade de fazer transformações fundamentais para o crescimento da sua empresa?

A verdade é que deixar a zona de conforto é traz desconfortos! Dá medo, muitas vezes dói, mas é a única maneira de fazer com que nossos objetivos se realizem, que a vida faça sentido e que possamos avançar na busca dos nossos sonhos, ainda que nem todos se concretizem, será sempre maior que a dor do arrependimento de nunca tentar.

Para exemplificar o que quero dizer, vou contar uma breve e conhecida história:

Dentro de uma gaiola vivia um pássaro, seguro e tranquilo. Passava o dia a pular de um poleiro ao outro, comendo, bebendo, dormindo e cantando. Do seu espaço olhava os bem-te-vis atrás de outros bichinhos, os beija-flores com seu mágico bater de asas, as rolinhas arrulhando, as pombas voando como flechas… e pensava:

- Ah, se essa gaiola abrisse…

Um belo dia seu dono esqueceu a porta da gaiola aberta. Era a oportunidade de realizar todos seus sonhos. Logo ele saiu e voou para o galho mais próximo. Olhou para baixo e pensou:

- Puxa, como é alto aqui! O chão da gaiola é bem mais perto…

Sentiu um pouco de tontura, teve medo até de cair enquanto se agachava no galho para ter mais firmeza. Ao olhar em volta, viu outra árvore mais distante onde outros pássaros pareciam se divertir. Teve vontade de ir lá, mas não estava seguro que suas asas iriam aguentar.

Enquanto se agarrava mais firmemente ao galho onde estava parado, uma outra passarinha, percebendo o medo do amigo pássaro, o perguntou:

- Ei, você! Vamos voar juntos até aquela pimenteira? Está carregada de pimentas vermelhas e deliciosas. É só tomar cuidado com o gato que anda por lá…

O pássaro ficou todo arrepiado só de ouvir a palavra gato, e disse logo a passarinha:

- Eu não gosto de pimentas. Assim está bom!

A passarinha então procurou por outro companheiro, já que ele decidiu continuar ali com fome. O dia ia chegando ao fim e a noite se aproximava. O pássaro então começou a se perguntar: afinal, onde vou dormir? Lembrou-se logo do prego amigo na parede da varanda, onde estava pendurada sua gaiola. Teve saudades dele.

Teria, então, de dormir em um galho de árvore, sem proteção? Será que gatos sobem em árvores? Enxergam no escuro? Se questionou aflito…

A verdade é que o pássaro jamais poderia imaginar que a liberdade fosse tão desafiadora. Foi então que decidiu voltar à gaiola. Felizmente a porta ainda estava aberta. Ele então segurou firme no poleiro e disse: “Assim está bom!”.

O protagonismo e a coragem de transformar

Todos nós possuímos dificuldades e desafios a superar ao longo da vida, e para encará-los é preciso de protagonismo. O problema é que, muitas vezes, acreditamos que esse tal protagonismo é algo intangível, como um dom: ou você tem ou você não tem…

Pior do que isso, por vezes adotamos a postura de vitimismo, transferindo nossas frustrações aos outros. O fato é que para cada experiência adversa que vivemos, temos sempre duas opções iniciais: ficar magoado e acomodado, ou, agir de forma positiva.

Pode parecer loucura, mas o protagonismo é perfeitamente capaz de ser aprendido. Pois, ao contrário do que se imagina, ter esse espírito protagonista não tem a ver com dom, mas significa assumir responsabilidades, ter comprometimento com a transformação e autoconfiança para tomar decisões.

Uma frase de um antigo romancista alemão, Johann Goethe, explica bem esse dilema. Ele diz: “quem é firme em seus propósitos, molda o mundo ao seu gosto”. É nisso que acreditamos! É preciso ter objetivos claros, deixar de lado as desculpas, encarar as coisas como são e trabalhar para resolver o que podemos. Fazer nossa parte a assumir 100% a responsabilidade pela sua vida.

Aprenda como transformar o seu negócio!

Nosso método, Vire o Jogo, prepara os donos de empresas médias e pequenas a se transformar no melhor do seu mercado e fugir da acomodação. Nossa especialidade é ajudar você a construir uma equipe engajada que bate todas as metas.

Faça parte de nossa comunidade de empresários e se transforme no melhor do seu mercado.

Este texto também pode ser visto em vídeo no nosso canal no Youtube Carla Weisz.

© 2020 por CarlaWeisz Consultoria