Gestão do Conhecimento - Por Que é Importante pra sua Empresa?



Peter Drucker, o pai da administração moderna de empresas, sempre dizia onde quer que fosse falar: “cada empresa requer desempenho em três áreas principais: ela precisa de resultados diretos na construção de valores e sua confirmação, formação e desenvolvimento de pessoas para o futuro”.


O que ele queria exemplificar com isso é que, apesar de considerarmos a boa infraestrutura fator preponderante para o sucesso de uma empresa, cada vez mais notamos que são os ativos intangíveis os responsáveis pelo real crescimento.


Dentro dessa ótica de ativos intangíveis, está a gestão do conhecimento. Mas o que isto vai contribuir para sua empresa?


O conceito de capital intelectual, ou gestão do conhecimento, que abarca o conhecimento coletivo e as habilidades criativas e inventivas dos gestores e de sua equipe, são os fatores primordiais que fazem a diferença em empresas que conseguem desenvolver novas formas de atuar apesar dos obstáculos, permitindo enxergar novas soluções e adaptação rápida aos contextos de mercado.


O fato é que o mercado global passa por uma transformação significativa devido ao contexto em que vivemos e ao aparecimento e desenvolvimento da tecnologia, forçando uma aceleração da presença digital das empresas.


A maior consequência e impacto disso está nos modos de produção, processos e relações de trabalho, que vão se transformando e, por consequência, exigindo um “jogo de cintura”, uma capacidade de adaptação rápida por parte dos donos de negócios.


Ao investirmos na gestão do conhecimento, ou seja, na nossa capacidade de entender e aplicá-la corretamente, mais estamos impactando diretamente o valor da empresa. Em outras palavras, materializando esse recurso como uma utilização prática e vantagem competitiva.


O fato é que empresas com gestão do conhecimento sabem investir em pontos cruciais de destaque no mercado. Dentre os mais importantes estão:


1- Pesquisa de mercado: o conhecimento sobre os movimentos que o mercado realiza, sabendo como é possível oferecer produtos e serviços mais assertivos, é de fundamental valia. Empresas com know how produtivo são aquelas que sabem como investir em pesquisa de mercado e direcionar suas estratégias perante o consumidor.


2- Criatividade, tecnologia e inovação: empresas competitivas no mercado investem constantemente em criatividade, tecnologia e inovação. São três elementos chave para que organizações, sejam elas pequenas ou grandes, tenham a possibilidade de oferecer produtos e serviços que carregam um caráter transformador.


3- Investimento em capital humano: empresas com gestão do conhecimento são empresas repletas de profissionais que buscam atualização constante. Ou seja, são empresas que oferecem suporte e background para que colaboradores se desenvolvam e, consequentemente, façam a organização se desenvolver também.


O mercado atual exige que as empresas apresentem conhecimento e desenvoltura, uma vez que os clientes cada vez mais buscam por diferenciais claros na hora de escolher por determinados produtos ou serviços.


Diante disso, compreender como aplicar uma gestão do conhecimento na sua equipe significa, na complexidade da palavra, saber como se preparar, dar importância ao investimento em aprimoramento e o objetivar se destacar com os melhores de sua área.


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