Falta de Mão de Obra Qualificada - Mito ou Verdade?



Muitos donos de negócios vivem um verdadeiro inferno para fazer uma boa contratação. Eles dizem:


  • Não existe mais mão de obra qualificada hoje em dia.


Não são poucos os empresários que enviam mensagens reclamando da falta de gente capacitada. Você também acredita que o mercado está sem mão de obra qualificada?


Pois eu vou trazer uma nova perspectiva nesse artigo. Mas já vou logo adiantando que não concordo com esse ponto de vista.


E digo, não é porque você ainda não conseguiu contratar uma pessoa qualificada que não existam pessoas assim no mercado.


Mas o que será que está faltando pra você encontrar essa pessoa?


O primeiro ponto que é preciso ficar claro é que, SIM, não é fácil contratar pessoas capacitadas e, principalmente, que se encaixem com a cultura da sua empresa.


Porém, na minha experiência como consultora de gestão em várias empresas, sempre que alguém me fala que não existe mais mão de obra qualificada, quase sempre isso significa que, na verdade, esse alguém está pecando no processo de contratação e na maneira de atrair bons funcionários.


Vamos combinar… muitas empresas fazem suas contratações sem muitos critérios… de qualquer jeito. Vira e mexe contrata-se por indicação de um conhecido, amigo, familiar…


Sem fazer as perguntas certas, sem entender os valores da pessoa, qual será o resultado disso?


Sim, um empresário reclamando que o mercado está com falta de gente qualificada.


Porque desse jeito ele realmente não encontra ninguém bom… e é por isso que toda empresa precisa de um bom processo de contratação. E dentro desse processo existem duas boas maneiras que eu vou te falar nesse conteúdo para você encontrar a pessoa certa para o cargo que você está oferecendo:


1 - Entendendo qual o perfil de pessoa que deve preencher o cargo aberto.


Caçar talentos não é exatamente uma tarefa fácil. O fato é que existem muitas maneiras de fazer isso, com diferentes metodologias para cada caso ou nicho de mercado específico.


Por isso seria muito difícil colocar um exemplo muito prático nesse conteúdo, porque um talento de determinada área pode não ser encontrado com as mesmas ferramentas utilizadas para outra área diferente.


Entretanto, duas perguntas DEVEM ser respondidas com a complexidade que elas merecem:


1 - Quais são as capacidades técnicas que essa pessoa precisa ter para preencher o cargo.


E aqui não é só avaliar se a pessoa possui diploma ou certificação em determinada funcionalidade indispensável pro trabalho, mas de avaliar através de perguntas e na conversa se essa pessoa realmente domina as capacitações técnicas desejadas pro cargo.


2 - Como você espera que ela se comporte no dia a dia.


Aqui pode ser mais difícil compreender o perfil das pessoas com poucas entrevistas, mas é possível estruturar uma série de questionamentos que podem clarear sua perspectiva sobre o perfil dessa pessoa, e como ela irá se comportar dentro do seu ambiente de trabalho.


A partir desse ponto que, claro, deve estar em conjunto com outras formas de avaliação, você poderá começar a procurar pessoas que se encaixam nesse perfil.


Outro ponto que deve ser muito claro no seu processo de contratação é que a reputação da sua empresa também pesa na hora de encontrar bons funcionários.


Quer dizer, se o seu negócio tem uma reputação de salário atrasado, poucos benefícios, péssimo ambiente de trabalho… provavelmente nenhum talento vai querer trabalhar para você.


Por isso a importância de trabalhar os aspectos da cultura organizacional da sua empresa, expondo como ela funciona, como os funcionários são tratados, esclarecendo sua missão, valores, modo de agir etc.


Eu acredito que as pessoas capacitadas estão em todos os lugares, inclusive dentro da sua própria empresa. Porque além de contratar certo, é preciso desenvolver os talentos. Quando você entende isso, entende como e onde procurar as pessoas certas para fazer parte do seu propósito, do seu negócio, do seu sucesso.


373 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo