Estratégia de Vendas: O Coração do Negócio



É muito provável que se eu perguntar pra você quais são os desafios em relação ao seu negócio, sua resposta seja: vender mais e melhor.


Mas como fazer isso?


Nos últimos 20 anos como consultora e especialista em transformações empresariais que busca o aumento da produtividade e engajamento de equipes, tenho observado as práticas e os desafios das pequenas, médias e grandes empresas para conseguir manter o ritmo e consistência no batimento de metas de vendas.


O que tenho constatado, em muitos casos, é que a falta de entendimento sobre a estratégia de vendas tem influenciado negativamente o bom resultados no batimento de metas e no alcance de objetivos de vendas.


Perceba que a estruturação de uma estratégia de vendas vai muito além da definição de objetivos ou do desdobrar das metas. Construir uma boa estratégia é um trabalho que exige, além de inteligência comercial, um entendimento sobre o coração do seu produto ou serviço.


Mas o que é o coração da estratégia de vendas?


As empresas precisam tangibilizar que as pessoas não vão comprar seu produto ou serviço, elas vão comprar suas soluções. E o problema é que muitas vezes elas tendam de toda forma vender o serviço, ou produto, e não como esse serviço ou produto poderá solucionar algo.


Por exemplo. Pense comigo: ninguém compra um Porsche à toa, por comprar. Porque se você colocar na ponta do lápis, um carro como esse desvaloriza com pouco tempo, tem gastos exorbitantes com seguro, lavagem, manutenção, combustível…. nossa, é tanta coisa que não tem como descrever tudo aqui.


As pessoas compram o Porsche porque isso gera status, autoridade e adrenalina pra quem ama velocidade.


O fato é: todos os fatores de avaliação pra compra passam pelo sentimento e experiência.


Não é sobre o carro… é sobre o que ele te proporciona. É um investimento em solução, sentimento e experiência.


Acredite, todos os dias as pessoas buscam meios pra facilitar suas vidas para uma finalidade, e você precisa conseguir atingir essa finalidade, e não o meio.


Você tem que parar tudo hoje e pensar: eu estou ofertando o meio ou o fim do meu produto ou serviço?


Responda essa pergunta…


Será que eu estou vendendo um pacote de características do meu produto ou serviço, ou estou vendendo um pacote de benefícios que meu produto oferece?


Faça esse exercício, analise se sua abordagem de vendas está com foco na venda do produto/serviço ou no que ele te proporciona?


Eu vou te dar uma ajuda pra você se organizar. Se você quer ajustar o discurso de vendas e vender mais e melhor, responda essas perguntas:


O seu produto ou serviço:


  • Promove experiência? Quais?

  • Facilita a rotina das pessoas? Como?

  • Resolve que tipo de dor ou problema?

  • Gera quais sentimentos positivos?

  • Qual transformação?

  • Qual é o meu pacote de benefícios?


Responda tudo e reflita sobre essas questões. Acredite, você pode acelerar suas vendas apenas ajustando sua estratégia comercial e o seu discurso de vendas.


Quer saber mais? Me segue lá no instagram em @carla_weisz e veja mais dicas e soluções interessantes para o seu negócio.


318 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo