Estar no Estratégico é Planejar?

Há quem pense que fatores externos como a instabilidade política e econômica, ou o constante avanço tecnológico são itens que acabam dispensando qualquer planejamento por sua imprevisibilidade que modifica o mercado rapidamente.
Mas não, capitão, o planejamento é pensado justamente no intuito de minimizar os efeitos dessas imprevisibilidades e tornar a empresa menos vulnerável aos movimentos do mercado.
Porque, acredite, uma empresa à deriva está muito mais suscetível a acompanhar a corrente, seja lá pra onde ela for, do que resistir às tempestades.
Por isso a gestão estratégica é um sinônimo de planejamento.
Lutar contra a prática excessivamente operacional é fundamental para ser um dono de negócio que consiga imaginar cenários mais favoráveis e que, estrategicamente, consiga definir ações que preservem a saúde econômica da sua empresa.
Eu sempre digo que um dono de negócio focado no estratégico, consegue pensar um planejamento que resolva questões como:
● Aumentar a quantidade de recursos e tempo disponível para criar estratégias de crescimento;
● Diminuir margem de erro;
● Ter maior autoconhecimento.
Esses são itens fundamentais não só para resistir aos ciclos de baixa como para preparar-se para aproveitar as marés favoráveis.
O fio condutor de um planejamento deve levar em conta fatos concretos e objetivos, traçando respostas claras para perguntas como:
● Onde está a empresa?
● Para onde queremos ir?
● Como vamos chegar lá?
A partir desse ponto, torna-se possível empregar diferentes metodologias e ferramentas que possam ajudar a aferir, planejar, organizar e informar melhor sua equipe.
É assim que as decisões começam a ser pautadas através de um debate atualizado, que analisa diferentes cenários e elabora estratégias e ações possíveis para alcançar os objetivos.
A verdade é que a maioria das pessoas não planeja fracassar, mas costuma fracassar por não planejar.
Quando os objetivos e metas são pensados em forma estratégica, eles dão à empresa um norte, evitando que ela se sinta abalada por uma moda ou um devaneio qualquer.
Com o mundo globalizado e concorrido em que vivemos, é extremamente necessário que os donos de negócios saibam onde querem chegar, imaginando o futuro e, principalmente, planejando ações para alcançar o patamar desejado.
Essa mentalidade é cada vez mais primordial, pois não importa que tipo de empresa você quer se tornar, você irá encontrar um mercado dinâmico e altamente competitivo à frente.
Se você ainda não sabe como aplicar esse planejamento transformando-o em ações para sua empresa, te convido a visitar nosso perfil no YouTube e Instagram @carlaweisz e saber mais sobre as técnicas para preparar sua empresa para crescer.