Equipe Protagonista: Ambiente de Trabalho Saudável



E aí, capitão, como anda o relacionamento dos seus funcionários no trabalho?


Pois é, acredite se quiser: muitos estudos e publicações científicas sobre relacionamentos profissionais dão conta que o bom humor é um dos fatores mais importantes para a construção de equipes que batem metas e trabalham com espírito vencedor.


Mas você deve estar pensando: eu não quero uma equipe de comediantes, quero uma equipe que bata metas e seja eficiente no trabalho.


O fato é que o bom humor representa uma demonstração de que o ambiente está saudável na sua empresa, uma vez que ele age diretamente contra a fadiga, unifica equipes, aumenta produtividade e diminui o estresse.


Todos esses elementos tornam a atmosfera de trabalho mais criativa e produtiva, impactando diretamente no engajamento e motivação dos funcionários.


A questão é que muitos donos de negócios confundem o bom humor com excesso de piada, ou no ambiente muito festivo, onde o trabalho não é feito. Esse não é o objetivo, apesar de acontecer muito dentro das empresas.


O intuito é nutrir a construção de um ambiente mais leve e organizado, diminuindo os conflitos e estimulando um ambiente de integração, fundamental pra ter uma equipe eficiente que sabe onde quer chegar.


Mas, é possível estimular isso dentro da empresa?


Eu sempre digo que a empresa é reflexo do seu dono, pro bem e pro mal. Portanto, se você quer transformar o ambiente de trabalho, não adianta só esperar que algo inédito aconteça, ou que alguém tenha alguma iniciativa pra fazer o pessoal se integrar melhor.


Eu trabalhei mais de uma década dentro de setores gigantes do Banco Real, e tenho bons anos atuando em transformações de empresas em equipes protagonistas. E digo: o ambiente de trabalho é sim um dos setores onde é possível trabalhar itens importantes como: senso de dono, produtividade, conexão com a empresa e integração de equipes.


Pra isso, eu costumo elencar algumas medidas fundamentais que você deve começar o quanto antes:


1 - Procure delegar tarefas que condizem com a expertise da sua equipe:


O bom humor individual começa colocando os funcionários para atuar naquilo que eles sabem fazer Claro, nem sempre deve ser assim, pois os desafios também são importantes para o crescimento. Entretanto, deixar que os funcionários atuem maior tempo nos problemas nos quais eles tem experiência também é importante para manter a produtividade e mostrar que eles são importantes em certos aspectos no dia a dia profissional.


2 - Busque resolver impasses rapidamente:


Outro item importante para evitar estresse e manter um bom estado de espírito no trabalho é resolver os impasses rapidamente. Se existe alguma situação desconfortável, busque resolvê-la rapidamente. Deixar sentimentos ruins acumulados só irá prejudicar o ambiente e aumentar a insatisfação de todos.


3 - Alimente bons pensamentos:


Os pensamentos guiam nossas ações, ou seja, quanto melhores e mais positivos sejam, melhores serão os sentimentos e emoções alimentadas e vividas diariamente. Portanto, busque pensar de forma otimista, enxergando seu trabalho como uma maneira de crescer e desenvolver seu potencial e conquistar o sucesso que almeja.


4 - Una bons pensamentos com atitudes positivas:


Não adianta nada pensar e não agir! Por isso, procure ter atitudes positivas embasadas nos pensamentos propositivos para inspirar seus funcionários. Isso passa desde cumprimentar as pessoas, ser mais receptivo até estar mais aberto para colaborar e ser ajudado.


Acredite, por menores que possam parecer, quando somadas, essas pequenas ações influenciam diretamente na visão que seus funcionários tem de você e, por consequência, da empresa, melhorando a qualidade do ambiente de trabalho e as relações interpessoais.


5 - Não traga problemas que não pertencem ao ambiente de trabalho:


Todos nós temos problemas pessoais, entretanto, esses problemas não podem se tornar argumentos para que você não se relacione positivamente com as pessoas ao seu redor ou para espalhar energias negativas ao ambiente.


Manter o contato positivo com pessoas ajuda a manter sua produtividade, a pensar positivo e pode até mesmo, em algumas situações, ser uma ponte importante de ideias e soluções para resolver suas dificuldades pessoais.


6 - Não confunda bom humor com excesso de humor:


Como dito acima: o abuso do bom humor resulta na perda do bom senso. Ou seja, o exagero de brincadeiras, as piadas inapropriadas, acabam por atrapalhar o ambiente e a realização correta das tarefas.


É verdade, não é uma missão fácil dosar o bom ambiente, humorado e leve, por vezes é perigoso na influência que seu excesso pode causar no desempenho e foco do negócio, na perda da concentração e na noção das responsabilidades de cada um. Porém, assim como é importante incentivá-lo, também é essencial que saibamos sempre lembrar que existe hora e lugar para fazê-lo.


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