Entenda O Que É Inovação de um Jeito que Você Nunca Viu!



Olá capitão!


Hoje eu quero trazer uma reflexão importante sobre inovação, e como essa palavra está sendo, muitas vezes, mal interpretada dentro das próprias empresas.


Reza a lenda que em uma fábrica de pasta de dente de uma grande multinacional a linha de produção de pastas apresentava um problema frequente: vez ou outra uma caixa sem o tubo dentro terminava nos fardos e era enviada para venda.


As reclamações começaram a ser constantes e os donos começaram a travar uma batalha para resolver a questão, afinal, a concorrência era dura e as reclamações estavam fazendo a empresa perder alguns bons contratos.


A história conta que foram gastos 8 milhões de reais na instalação de balanças de precisão super modernas que, uma vez acopladas as esteiras, detectavam se uma caixa estava vazia, mais leve que as demais.


Quando isso ocorria, a esteira era parada automaticamente enquanto um braço mecânico empurrava a caixa vazia para fora da linha de produção e o sistema era então reiniciado.


Passados 3 meses, o resultado era fantástico, nenhuma nova ocorrência de caixas vazias havia sido relatada. O investimento nessa inovação, então, havia sido muito bem aplicado, não é?


Negativo!


Um relatório interno mostrou que o sistema passou apenas algumas semanas operando, mas que já fazia algum tempo que estava desligado. Foi então que os donos se perguntaram o que havia resolvido o problema então?


O supervisor chegou na reunião e começou a explicar o motivo:


  • Nós desligamos a máquina, ela parava o tempo todo a linha de produção e isso ia acabar com as nossas metas!


De fato, apesar da funcionalidade e inovação daquela máquina, ela produzia uma perda significativa de produtividade, pois parava o ritmo de produção. Mas e as caixinhas vazias? O que aconteceu com elas?


O supervisor então explicou:


  • Bom, nós tomamos a liberdade de dar um jeito. Fizemos uma vaquinha, compramos um ventilador grande e colocamos do lado da esteira… então, toda vez que uma caixa vazia passa na frente o vento a empurra para fora!


O ventilador, segundo contam, teria custado pouco mais de R$ 150. Se é verdade? Não se pode confirmar… mas que isso explica algumas situações vividas pelas empresas, sim!


O fato é que inovação é a palavra de ordem do momento. A nova geração de empreendedores, principalmente, está obcecada pela entrada de novas tecnologias de mercado… basta ver o número de novas startups, incubadoras e empresas de inovação.


Claro, quando o mercado se mostra extremamente saturado, é preciso identificar oportunidades de mercado que o façam ter um diferencial consistente, e a inovação tecnológica é o caminho mais curto para a lucratividade.


Porém, inovação não precisa ser exatamente tecnológica, mas pode estar ligada a outro tipo de aproveitamento de recursos. E isso devemos melhorar!


Para isso, é preciso que os donos de negócios foquem com maior precisão no seu jeito de pensar a empresa, disseminando essa estrutura impulsionadora de criatividade, atitude, disciplina, estudo e resultado.


Quando você consegue fazer isso, capitão, não há concorrência que possa se igualar ao seu jeito de ser e fazer, pois será fruto de uma construção orgânica de atitude e protagonismo. É assim que a inovação se torna um novo impulso para o seu negócio.


133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 por CarlaWeisz Consultoria