Empreendedorismo: começando sua jornada



Você quer empreender? Não importa se está se graduando, foi demitido ou quer largar a vida CLT. Para empreender é necessário “começar pelo início”: protagonismo.

Então, deve ser protagonista para empreender?

Sim. Você deve ter plena consciência de sua vida. Ou seja, não dirigir o carro no automático ou andar de bicicleta sem pensar. É estar atento a cada pedalada antecipando possíveis curvas ou buracos, pensando em desvios e sentindo a dureza do asfalto.

A partir de agora, para ser um empreendedor, você dará três opções para almoçar e puxar todos para irem comer e não deve mais esperar uma sugestão para ir almoçar com seus colegas de trabalho. Vai anotar os pontos mais importantes, sempre estabelecendo próximos passos e não vai mais participar de reuniões sem “sentar na ponta da cadeira”. Em um filme ou seriado, todos lembram do casal principal: protagonistas. Protagonismo exige claramente esta consciência de que o papel do empreendedor é “estar acima da média”. Seja na postura ou em cumprir prazos e atividades.

Um empreendedor de sucesso deve ter um modelo mental e uma postura 100% alinhado a consciência de seu papel e responsabilidade no mundo. Na sua empresa. No seu negócio. Você como empreendedor não pode ter medo ou vergonha de se destacar acima dos demais.

Detalhe, sucesso quem determina o que é, seu valor, o que representa é você. Porém, não espere que o sucesso apareça de bandeja sem você fazer nada ou ficar no sofá vendo televisão. Ele só depende de você. Você quem corre atrás do seu caminho para o sucesso. Para alguns, sucesso é não se preocupar mais com dinheiro. Para outros, sucesso é conseguir ajudar os outros em uma ONG. Para muitos, sucesso é conseguir “pôr em prática” seu principal negócio, exemplos: filhos, empresa, etc. Protagonismo se aplica a todos os aspectos da sua vida, seus projetos profissionais e pessoais.

Afinal, defina Empreendedorismo

Empreender é saber onde você está e onde você quer chegar. É ter consciência do caminho necessário para atingir um objetivo. Todo o bônus e o ônus que vem quando você é a última instância de decisão. A única pessoa que recebe e responde perguntas, inclusive as suas próprias indagações.

O empreendedor é aquela pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma ideia ou projeto pessoal assumindo riscos, responsabilidades e inovando continuamente.

É aquela pessoa que anseia por novos desafios, é isso que o faz levantar todos os dias da cama. Os empreendedores são visionários no mundo dos negócios. Eles fornecem empregos, introduzem inovações e incentivam o crescimento econômico. Não são simplesmente provedores de mercadorias ou de serviços, mas fontes de energia que assumem riscos em uma economia em mudança, transformação e crescimento.

Na verdade, o empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tem senso financeiro e capacidade de identificar oportunidades. Com esse arsenal, transforma ideias em realidade, para benefício próprio e para benefício da comunidade. Por ter criatividade e um alto nível de energia, o empreendedor demonstra imaginação e perseverança, aspectos que, combinados adequadamente, o habilitam a transformar uma ideia simples e mal estruturada em algo concreto e bem-sucedido no mercado.

Portanto, empreender de verdade depende de você. Ter sucesso depende de você. Tudo depende de você. Logo, nada mais natural do que você ser protagonista.


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo