Empreendedorismo: começando sua jornada

Você quer empreender? Não importa se está se graduando, foi demitido ou quer largar a vida CLT. Para empreender é necessário “começar pelo início”: protagonismo.
Então, deve ser protagonista para empreender?
Sim. Você deve ter plena consciência de sua vida. Ou seja, não dirigir o carro no automático ou andar de bicicleta sem pensar. É estar atento a cada pedalada antecipando possíveis curvas ou buracos, pensando em desvios e sentindo a dureza do asfalto.
A partir de agora, para ser um empreendedor, você dará três opções para almoçar e puxar todos para irem comer e não deve mais esperar uma sugestão para ir almoçar com seus colegas de trabalho. Vai anotar os pontos mais importantes, sempre estabelecendo próximos passos e não vai mais participar de reuniões sem “sentar na ponta da cadeira”. Em um filme ou seriado, todos lembram do casal principal: protagonistas. Protagonismo exige claramente esta consciência de que o papel do empreendedor é “estar acima da média”. Seja na postura ou em cumprir prazos e atividades.
Um empreendedor de sucesso deve ter um modelo mental e uma postura 100% alinhado a consciência de seu papel e responsabilidade no mundo. Na sua empresa. No seu negócio. Você como empreendedor não pode ter medo ou vergonha de se destacar acima dos demais.
Detalhe, sucesso quem determina o que é, seu valor, o que representa é você. Porém, não espere que o sucesso apareça de bandeja sem você fazer nada ou ficar no sofá vendo televisão. Ele só depende de você. Você quem corre atrás do seu caminho para o sucesso. Para alguns, sucesso é não se preocupar mais com dinheiro. Para outros, sucesso é conseguir ajudar os outros em uma ONG. Para muitos, sucesso é conseguir “pôr em prática” seu principal negócio, exemplos: filhos, empresa, etc. Protagonismo se aplica a todos os aspectos da sua vida, seus projetos profissionais e pessoais.
Afinal, defina Empreendedorismo
Empreender é saber onde você está e onde você quer chegar. É ter consciência do caminho necessário para atingir um objetivo. Todo o bônus e o ônus que vem quando você é a última instância de decisão. A única pessoa que recebe e responde perguntas, inclusive as suas próprias indagações.
O empreendedor é aquela pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma ideia ou projeto pessoal assumindo riscos, responsabilidades e inovando continuamente.
É aquela pessoa que anseia por novos desafios, é isso que o faz levantar todos os dias da cama. Os empreendedores são visionários no mundo dos negócios. Eles fornecem empregos, introduzem inovações e incentivam o crescimento econômico. Não são simplesmente provedores de mercadorias ou de serviços, mas fontes de energia que assumem riscos em uma economia em mudança, transformação e crescimento.
Na verdade, o empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tem senso financeiro e capacidade de identificar oportunidades. Com esse arsenal, transforma ideias em realidade, para benefício próprio e para benefício da comunidade. Por ter criatividade e um alto nível de energia, o empreendedor demonstra imaginação e perseverança, aspectos que, combinados adequadamente, o habilitam a transformar uma ideia simples e mal estruturada em algo concreto e bem-sucedido no mercado.
Portanto, empreender de verdade depende de você. Ter sucesso depende de você. Tudo depende de você. Logo, nada mais natural do que você ser protagonista.