Construir Equipe de Alta Performance: Por Onde Começar?



Alta performance é um termo muito utilizado para conceituar o elemento fundamental para alcançar ótimos resultados. Possuir alta performance é ir além do esperado através de boas atitudes, comprometimento e objetivos claros. Ou seja, não é bom rendimento, mas o bom rendimento é uma consequência da alta performance.


Ter e formar uma equipe de alta performance não quer dizer que erros nunca serão cometidos. Quer dizer que a capacidade de correção, aprendizado e superação serão sempre prioridade dentro do seu ambiente de trabalho.


O fato é que as empresas buscam bons profissionais que tenham habilidades para compreender com eficiência o bom funcionamento do negócio. Essas habilidades passam por:


● Capacidade e flexibilidade em adaptação;

● Habilidade de autogestão;

● Facilidade em aprender;

● Possui metas e objetivos claros;

● Se comunica de forma clara e assertiva;

● Tem inteligência emocional;

● Empatia;

● Motivação intrínseca.


Você provavelmente olha para os requisitos de profissionais de alta performance e pensa que é muita coisa para melhorar. Entretanto, acredite, algumas mudanças de hábitos simples podem ajudar sua equipe a alterar seu rendimento. Como:


1 - Procure fazer uma reflexão sobre sua situação atual: antes de começar qualquer processo de mudança é preciso saber o que precisa ser mudado. A auto reflexão pode ser um difícil processo mas, uma vez feito, pode clarear os pontos necessários para melhorar. E mais do que isso, ajudar no conhecimento e como explorar seus pontos fortes.


2 - Elenque suas principais metas: tentar abraçar tudo de uma vez é uma péssima escolha. É preciso estabelecer objetivos curtos, médios e longos, pensando em um cronograma e metas. Claro, de forma realista, que possam ser encaradas com equilíbrio e que realmente irão lhe trazer maior segurança sobre a atuação da sua equipe.


3 - Atue no presente: o excesso de passado ou futuro podem ser muito prejudiciais ao equilíbrio da empresa e, por vezes, estagná-la em velhas âncoras/crenças que já não servem mais para o que o mercado exige.


O único momento no qual você realmente pode interferir é no agora. Por isso, sempre trabalhe o ciclo planejamento, ação, conquista e reconhecimento, repetindo em pequenas e largas escalas (dependendo do objetivo traçado), mas nunca deixando de agir no agora.


4 - Não se envergonhe de utilizar bons exemplos: ter um exemplo que te inspire e que possa somar em experiências e sabedoria é um passo importante para realizar mudanças estruturais na sua empresa.


5 - Trabalhe sempre com a sinceridade: para evoluir, é preciso que você saiba assumir falhas e defeitos. Se você não aceita a responsabilidade que tem sobre sua vida e ações, é impossível adquirir autoconfiança capaz de modificar sua realidade. Lembre-se, a empresa é reflexo do seu dono. Portanto, tudo começa com você!


Assumir responsabilidades pode ser um processo doloroso, mas é através dele que adquirimos controle sobre os diferentes fatores que podem nos atingir, criando casca e força para seguir em frente e evoluir.


A alta performance, em suma, é muito mais do que a obtenção de bons resultados. Trata-se de um conjunto de atitudes que promovem o desenvolvimento em busca de uma capacitação plena, onde seja possível desenvolver uma equipe que esteja apta a encarar diferentes desafios sem perder o equilíbrio e motivação necessários para alcançar resultados incríveis.


Se você quer saber mais detalhes sobre as ferramentas mais incríveis para estimular a alta performance dentro da sua empresa, você precisa estar presente no Desafio Vire o Jogo. Será no dia 31 de Março, totalmente online e gratuito. Mas olha só, preciso que você faça a inscrição agora, pois faltam poucas vagas. O link é esse: https://xmtreinamentos.com/desafio/

Posts recentes

Ver tudo