Comprometimento no Trabalho - Como Identificar Equipes Comprometidas?



A palavra comprometimento tem sua origem do termo em latim “compromissus”, que significa que fizemos uma promessa recíproca que deve ser respeitada e cumprida. Nas empresas, ele significa o respeito, entendimento e lealdade aos propósitos dela.


Na prática, o comprometimento profissional é exigir de si próprio um nível alto de rendimento e produtividade. Isso é visto quando um colaborador leva suas responsabilidades a sério, não falta, entrega suas tarefas dentro do prazo, não chega atrasado, etc.


Essa mentalidade faz com que cada colaborador comprometido faça mais em menos tempo, se propondo não somente a oferecer o seu melhor, mas enxergar-se como parte importante no processo de crescimento da empresa.


Claro, o comprometimento, como dito acima, é uma via de duas mãos. O que significa que é preciso que haja reciprocidade por parte do gestor, proporcionando uma boa estrutura de trabalho e uma boa e séria análise dos recursos físicos e humanos da empresa.


Mas, afinal, quais as características de colaboradores com comprometimento?


1 - Boa execução de tarefas: pessoas comprometidas não entrelaçam tarefas deixando-as incompletas. Ao contrário, cumprem prazos e horários, concluindo o que começam;


2 - Encontram soluções: são pessoas que evitam procurar problemas e picuinhas que tirem o foco do essencial, buscando sempre soluções para suas tarefas. Não descansam enquanto não obtém resultados;


3 - Detalhismo: o comprometimento também está na capacidade de enxergar o plano como um todo, em seus mínimos detalhes. Em outras palavras, trata-se de uma pessoa realmente atenta às necessidades da organização;


4 - Aberto a novos aprendizados: o profissional comprometido sempre tem vontade de ir além de suas funções, sem vergonha de perguntar e aprimorar seus conhecimentos;


5 - Sem desculpas: pessoas comprometidas com o trabalho não perdem tempo com fofocas e não criam listas de desculpas para explicar o não cumprimento de tarefas. Ao contrário, usam seu tempo para entregar o melhor resultado no menor tempo possível.


Mas cuidado capitão, contar com profissionais comprometidos e saber identificá-los é tão fundamental quanto não pecar em questões que possam atrapalhar o comprometimento de seus funcionários.


Mas, quais os principais atributos que podem atrapalhar e acabar com o comprometimento das equipes?


A falta de comprometimento está ligada, na maioria dos casos, a motivos pessoais e profissionais que resultam na irresponsabilidade com os objetivos da própria organização. Dentre os mais comuns estão:


  1. Falta de perspectiva de evolução;

  2. Insatisfação com a remuneração;

  3. Descontentamento com o tipo de trabalho que exerce;

  4. Relacionamento ruim com os chefes;

  5. Dificuldade na implementação de novas ideias;

  6. Muita pressão pela produtividade;

  7. Dificuldades no relacionamento pessoal;

  8. Falta de dinheiro;

  9. Envolvimento excessivo em questões familiares;

  10. Pressão do cônjuge ou família;

  11. Doenças físicas e mentais.


Ao identificar os obstáculos que estão paralisando sua produtividade será mais fácil de enfrentá-los, seja na busca por uma realocação, na própria empresa ou em outro local, como na busca por uma melhor performance dentro da própria empresa.


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