Como Saber se o Ambiente de Trabalho Continua Bom no Trabalho Remoto?



Vamos falar sobre ambiente de trabalho novamente?


Tenho levantado essa bandeira porque penso que esse tema deva sofrer algumas alterações com as novas formas de trabalho remoto, e a volta lenta das atividades presenciais até que novo normal se institua.


Entretanto, é fato que o ambiente de trabalho continuará permeando a boa atuação das empresas, desde o humor das pessoas até o funcionamento de equipamentos, segurança, comodidade e rotina de trabalho, entre outros.


Trata-se, em linhas gerais, do espaço associado às condições onde as pessoas desenvolvem suas atividades profissionais. Sejam elas presenciais ou não.


Dentro desse panorama, identificar um ambiente de trabalho produtivo exige certa destreza e atenção a determinados sinais específicos.


Isso porque na maioria dos casos de ambientes nocivos, existe uma certa sutileza externada em insegurança, fofoca e desrespeito. O que na correria do dia a dia pode passar despercebido ao dono de negócio.


Se você quer identificar se o seu ambiente de trabalho, seja ele remoto ou presencial, está andando bem… se atente a certas condutas como:


1 - Comunicação fluente: os problemas normalmente se esvaziam naturalmente, pois a confiança permeia todo o espaço corporativo e existe fluência, recorrência em conversar de forma clara e objetiva;


2 - Existe liberdade nos colaboradores: é impossível perceber que as pessoas “mandam” uma nas outras, mas uma cadência estruturada de tarefas que transparece liberdade de produção;


3 - Há incentivo ao crescimento: existe motivação nos colaboradores para crescerem e se desenvolverem, independente de qual escala hierárquica se encontrem, pois a empresa apresenta metas, propósitos e objetivos claros;


4 - Produtividade: o bom funcionamento de todos os fatores acima mencionados resultam em uma manutenção na excelência e na produtividade. Muitas empresas conseguiram manter ou até melhorar seu desempenho com o trabalho remoto, e isso é resultado da organização cultivada ao longo do tempo.


Não é difícil compreender por que a construção de um bom ambiente de trabalho é crucial para a manutenção da produtividade e, consequentemente, dos resultados.


É um investimento não somente para tornar o dia a dia mais agradável, mas de uma verdadeira estratégia para colocar seu negócio em evidência e criar uma empresa protagonista.


Garantir que o ambiente de trabalho, físico ou digital, ofereça aos colaboradores um espaço com boas condições de segurança, equipamentos adequados e um clima organizacional agradável e respeitoso refletirá em maior produtividade e, por consequência, em um engajamento mais expressivo de todos os setores que fazem parte da sua organização.


Gostou? Quer saber mais? Assine nossa newsletter e faça parte de uma comunidade de empresários que viraram o jogo. Estamos também no Instagram e YouTube @carlaweisz.

Posts recentes

Ver tudo