Como Reagir aos Problemas na sua Empresa?



Como você reage diante dos incêndios dentro da sua empresa? Como você lida com os problemas? Se algo inesperado e negativo acontece, você entra em desespero?


É verdade, nem todos os problemas podem ser resolvidos apenas por nós… muitos deles podem ser externos ou até depender de uma mudança de comportamento de um terceiro. Mas, acredite, é possível reagir de forma consistente a desafios e dificuldades!


O primeiro passo para continuar progredindo apesar dos problemas é entender que a resiliência é fundamental para quem quer ser um dono de negócio.


Não sei se você sabe, mas o conceito de resiliência surgiu primordialmente da física. Sim, quando um objeto conseguia voltar à forma original após grande pressão, como uma mola, era considerado um objeto resiliente.


Na psicologia, ela foi entendida como a capacidade de indivíduos superarem os efeitos de uma adversidade, na capacidade de se recompor e seguir adiante depois de momentos difíceis.


Considerando que em uma empresa o caminho para o sucesso é feito de muitos altos e baixos, e que fazer ajustes constantes, ser flexível e adaptável é fundamental, a resiliência é um fator primordial para que você continue apostando no seu sonho.


Ser resiliente, portanto, é uma sobrevivência pessoal. Se o indivíduo é capaz de errar, olhar por um novo ângulo e refazer de outro jeito, é porque ele é resiliente.


O fato é que estar a frente de um negócio é estar em busca de desenvolvimento e, portanto, estar constantemente fora da zona de conforto.


Ao estar nessa posição, é normal que você corra alguns riscos e faça algumas apostas, cometendo erros, enfrentando dificuldades e topando com obstáculos externos. É nessas horas que sua capacidade de reagir com consistência será testada e poderá ser um diferencial para que você não saia dos trilhos.


É sobre aprender, adaptar-se e persistir propositivamente. E isso não acontece do dia pra noite, ou em uma canetada… não! Isso é fruto do cultivo de certas características que te dão experiência para encarar as dificuldades, tais como:


1 - Ter um propósito: mesmo com todos os problemas do dia a dia, os donos de negócios com propósito lembram-se diariamente de seus objetivos e mantém o foco. Afinal, todos temos frustrações, mas é preciso encontrar maneiras de fazer nosso produto ou nossa visão sobreviver por vias alternativas se a primeira tentativa não deu certo.


2 - Não se vitimizar: um dos passos fundamentais para encarar os problemas é assumir a responsabilidade por suas escolhas e atitudes sem culpar fatores externos ou outros quando algo dá errado.


3 - Utilizar seus pontos fortes: são pessoas que identificam seus pontos fortes e exploram suas potencialidades para lidar com as situações adversas.


4 - Ser otimistas: aprender a ver a vida de maneira otimista e positiva é fundamental.


5 - Enxergar erros como oportunidade: os erros te ajudam a aprender, te tornando mais experiente e sábio. Porém, é preciso querer aprender com os erros e enxergá-los como uma maneira de se tornar ainda melhor.


6 - Aceitar mudanças: o mundo muda com o tempo, e isso nem sempre é ruim. É preciso aceitar que a vida está em constante evolução para não se cristalizar e estagnar na zona de conforto.


7 - Cultivar autoestima e confiança: por mais difíceis que estejam os tempos, os donos de negócios capazes de reagir aos momentos difíceis nunca deixam de acreditar na sua capacidade de superação.


8 - Contar sempre com uma boa rede de apoio: todo mundo precisa de ajuda, e é fundamental que você fortaleça seus relacionamentos e tenha pessoas capazes de te entender e que você saiba se relacionar.


9 - Questionar suas crenças: o choque com as próprias crenças é algo inevitável ao dono de negócio, pois o mundo está em constante evolução e mudança. Para se adaptar é preciso se questionar e aprender sobre as novas tendências.


A boa notícia para você que não se identificou com as características listadas acima, é que você também pode, se quiser, trabalhá-las e alcançar o máximo de seu potencial.


Se quiser saber mais sobre técnicas para gerir melhor o seu negócio, nos acompanhe no Instagram e YouTube e fique por dentro das nossas iniciativas.

Posts recentes

Ver tudo