Como Manter Um Negócio Vivo e Enfrentar as Dificuldades



Muito se fala sobre resiliência… sobre a capacidade de superar as adversidades para alcançar o sucesso. E, acredite, muitas são as barreiras que atrapalham o crescimento de um dono de negócio, mas reclamar nunca foi e nem será uma solução!


Eu gosto de entender resiliência como a física costuma classificá-la. Quer dizer, os físicos chamam um objeto resiliente quando este consegue voltar à forma original após um grande período de pressão, como uma mola que volta ao seu estado natural mesmo após ser apertada com toda a força.


O fato é que ter um negócio é estar em busca de desenvolvimento e, portanto, estar constantemente fora da zona de conforto.


Ao estar nessa posição, é normal que você corra alguns riscos e faça algumas apostas, cometendo erros, enfrentando dificuldades e topando com obstáculos externos. É nessas horas que sua capacidade de resistir será testada e poderá ser um diferencial para superar as adversidades.


Mas veja bem, não se trata se insistir nos erros ou persistir sem planejar, sem se reestruturar… se trata de algo mais íntimo, mas visceral, de aprender, adaptar e persistir propositivamente.


Mas como isso é possível?


Eu costumo dizer que a resiliência, a capacidade de resistir está ligada a alguns elementos fundamentais da maneira que enxergamos o mundo. E isso se liga a algumas características fundamentais como:


1 - Ter um propósito: mesmo com todos os problemas do dia a dia, lembre-se diariamente de seus objetivos e mantenha o foco. Afinal, todos temos frustrações, mas é preciso encontrar maneiras de fazer nosso produto ou nossa visão sobreviver por vias alternativas se a primeira tentativa não deu certo.


2 - Aproveite suas forças: identifique seus pontos fortes e conte com suas potencialidades para lidar com as situações adversas.


3 - Seja otimista: aprender a ver a vida de maneira otimista e positiva é fundamental.


4 - Enxergue nos erros oportunidades: os erros te ajudam a aprender, te tornando mais experiente e sábio. Porém, é preciso querer aprender com os erros e enxergá-los como uma maneira de se tornar ainda melhor.


5 - Aceite as mudanças: o mundo muda com o tempo, e isso nem sempre é ruim. É preciso aceitar que a vida está em constante evolução para não se cristalizar e estagnar na zona de conforto.


6 - Cultive autoestima e confiança: por mais difíceis que estejam os tempos, os bons donos de negócios nunca deixam de acreditar na sua capacidade de superação.


7 - Conte sempre com uma rede de apoio: todo mundo precisa de ajuda, e é fundamental que você fortaleça seus relacionamentos e tenha pessoas capazes de te entender e que você saiba se relacionar.


8 - Se supere diariamente: os empreendedores precisam todo dia repensar, recriar e reprogramar suas empresas. O dono de negócio resiliente é, portanto, aquele que consegue mudar sua gestão para ganhar mais produtividade e consistência. É aquele que tem atitude de mudança!


9 - Questione suas certezas: o choque com as próprias crenças é algo inevitável ao empreender, pois, como dissemos acima, o mundo está em constante evolução e mudança. Para se adaptar é preciso se questionar e aprender sobre as novas tendências.


Como você pode ter percebido, uma pessoa resiliente é o oposto de uma pessoa facilmente vulnerável, pois sua maneira de enxergar o mundo e as adversidades fazem com que ela tenha uma atitude reativa aos problemas, e não de lamento, de desistência.


A boa notícia é que você também pode, se quiser, trabalhar sua capacidade de resistir e alcançar o máximo de seu potencial. Se quiser saber mais de como alçar sua empresa para voos extraordinários, acompanhe mais assuntos como esse no nosso Instagram e YouTube e fique por dentro das nossas iniciativas.

350 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo