Como Manter o Espírito Empreendedor?



Eu sei… não é fácil tocar uma empresa e, ao mesmo tempo que se desdobra em mil pra deixar tudo funcionando, continuar planejando e tendo o mesmo espírito empreendedor que você apresentava no começo do negócio.


O pior, muitos donos de negócios acreditam que manter essa atitude empreendedora está limitada ao gestor que possui as ferramentas financeiras e técnicas para explorar um mercado, mas não é bem assim.


Muito mais do que a disponibilidade financeira e técnica para empreender e buscar novos investimentos, a atitude empreendedora significa atuar com proatividade e com a mentalidade de quem gerencia um negócio.


O fato é que muitas vezes o dono sabe que é dono, mas nem sempre está apto ou concentrado em gerenciar o negócio, e é aí que o calo aperta.


Segundo um dos economistas mais conceituados do mercado, Carlos Hilsdorf, ninguém nasce empreendedor, mas todos podem se tornar um.


Na prática, significa dizer que é possível aprender habilidades que compõem uma mentalidade empreendedora e alavancar suas próprias atividades em busca de desenvolvimento.


Mas quais habilidades? Abaixo descrevo algumas habilidade que você pode começar a aplicar hoje mesmo para ter uma atitude mais proativa e estratégica na sua empresa:


1 - Assuma responsabilidades: é preciso compreender que o maior responsável pelo seu presente é o passado. Ou seja, são suas atitudes de hoje que determinam o seu dia de amanhã. Portanto, antes de culpar as injustiças que a vida proporciona, é preciso exigir de nós mesmos uma postura condizente com quem busca desenvolvimento.


2 - Encontre soluções: quando você assumir a responsabilidade sobre seus atos, vai se sentir mais confortável para também assumir uma posição decisória. Ou seja, encarar a realidade em busca de escolhas e solução de problemas.


3 - Tire ideias do papel: o caminho não será fácil, e é preciso materializar sua imaginação. Então, mesmo que o objetivo pareça distante demais, é importante sempre dar um passo à frente.


4 - Planeje-se sempre: ao longo de qualquer jornada empreendedora o planejamento faz toda a diferença. Se você não traça o seu caminho, talvez não consiga perceber para onde está indo e quando é hora de mudar de estação.


5 - Persista diante do fracasso: a verdade é que 99,9% dos empreendedores já engoliram o gosto amargo do fracasso. Normalmente mais de uma vez. Então é preciso preparar-se para errar e seguir em frente.


6 - Busque conhecimento: existem muitas informações disponíveis no mundo e sempre haverá novos conhecimentos que podem capacitá-lo a tomar decisões melhores. Por isso, para estar na dianteira do mercado é preciso olhar o passado com leveza, trabalhar o presente com produtividade e olhar o futuro com conhecimento.


7 - Trabalhe duro: não confunda isso com abrir mão de sua família ou vida social, ou trabalhar 16 horas por dia abraçando tudo que vê pela frente, não… trata-se de trabalhar sua dedicação, foco e determinação para encontrar novas soluções e oportunidades.


Sua motivação principal deve ser mover os processos que irão destrancar as oportunidades que podem abrir novas perspectivas de crescimento ao seu negócio. Isso é ser dono de negócio, isso é atuar no estratégico!


8 - Sempre aprimore a comunicação: o saber se comunicar e expressar ideias são fundamentais para mostrar-se apto ao desenvolvimento. Dialogar de forma clara e objetiva para ser compreendido, claro, com condições de exercer o que se dispõe a fazer, é a conjunção perfeita para unir ideias as ações.


A atitude empreendedora é uma das ferramentas mais eficientes na superação de obstáculos, de como seguir em frente e prosperar, de como enxergar caminhos mais sólidos para progredir.


328 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo