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Como fazer a boa gestão de pessoas

Um dos desafios de um líder moderno é o de entregar resultados sem ter que aumentar a folha de pagamento, ou seja, fazer sua equipe ter cada vez mais produtividade e atuar em alta performance.


Nesse prisma, a gestão de pessoas é uma competência que pode ser desenvolvida para manter o equilíbrio entre despesas e resultados.


Acontece que, se já era difícil liderar, hoje, com a velocidade das mudanças está cada vez mais complexo e desafiador. Por muito tempo, chefes “linha dura” reinaram em absoluto nas organizações durante décadas. Porém, a liderança autoritária está com os dias contados, dando espaço para uma gestão de pessoas mais humana e transparente, com diálogos respeitosos entram em cena.


Mas, afinal, o que é uma gestão de pessoas mais humana?


Podemos compreender a gestão de pessoas como um conjunto de boas práticas que vão desde a contratação, ao engajamento e avaliação do desempenho da equipe, acompanhamento de processos de adaptação até a tomada de decisões pelo seu remanejamento ou demissão. É a responsabilidade do gestor em selecionar, engajar, direcionar, desenvolver e avaliar a equipe que ele (a) gerenciam.


A gestão humanizada está diretamente ligada a forma como o líder se relaciona com as pessoas, considerando que estas têm emoção. Uma parte muito importante é criar conexão e uma relação de confiança entre gestor (a) e colaborador. Esta nova abordagem traz inúmeros benefícios como: redução do turnover, aumento da produtividade da equipe, atração de novos talentos e como bônus, este líder passa a ser admirado e ter seguidores.


Para que isso seja realizado da melhor forma possível é preciso a aplicação de uma série de técnicas e estratégias que possam engajar e direcionar os colaboradores de forma assertiva.

Nesse artigo separamos alguns itens fundamentais para uma boa gestão de pessoas, e você confere abaixo.


Itens fundamentais para uma boa gestão de pessoas


É importante destacar que a gestão de pessoas, obviamente, lida com seres humanos de diferentes pensamentos e culturas. Não são máquinas que fornecem um resultado esperado sem as enormes variáveis que fazem de nós, seres humanos, imprevisíveis como somos.


De qualquer forma, não há que se falar em gestão de pessoas sem trabalhar itens fundamentais como:


1 – Ser um exemplo para os colaboradores: a prática da liderança é fundamental, e para isso é preciso orientar e solicitar ajuda de seus colaboradores de forma participativa. Em outras palavras, ser um mentor do desenvolvimento de seus profissionais.


Esse ponto refere-se a encarar uma liderança mais humanizada de gerir pessoas, criando uma empatia maior e estimulando a superação de obstáculos e desafios com seus colaboradores.


2 – Não esquecer dos feedbacks: um bom líder sabe que precisa periodicamente orientar sua equipe para a correção de erros e direcionamento de esforços ao que é realmente fundamental. Nesse contexto, os feedbacks se tornam ferramentas fundamentais, sejam elas individualizadas ou coletivas, pois refletirão o nível de engajamento de seus colaboradores e a profundidade da relação profissional estabelecida por você.


A ideia é pontuar sobre falhas com fatos e nunca julgar ou adjetivar a pessoa e oferecer direcionamentos de forma profissional, que indique um novo desempenho esperado.


3 – Investir em treinamento: da mesma maneira que máquinas necessitam de upgrades periódicos de seus softwares e equipamentos para a manutenção de desempenho, sua equipe e você também precisam de treinamentos constantes para permanecer apta no atendimento das necessidades e inovações de sua empresa.


Quando mais bem preparados os colaboradores estão para o atendimento de seus clientes, mais eles sentirão prazer na valorização e motivação para melhorar seus resultados.


4 – Delegar responsabilidades: um líder que conhece sua equipe sabe valorizar seus profissionais, criando confiança para delegar tarefas e dando autonomia para solucionarem certas demandas.


Porém, cuidado! Delegar não significa ausentar-se ou delargar, mas sim abrir espaço para uma atuação mais abrangente de um colaborador sem que este esteja sozinho em sua decisão, mas amparado pelo seu suporte e aval. O nosso alerta para delegação é você ter certeza que a pessoa está pronta. Se quiser saber mais sobre isto, faça sua inscrição em www.carlaweisz.com.br. Lá você vai adquirir conhecimentos sobre este tema com a especialista Carla Weisz.


5 – Reconhecer e premiar os melhores: uma das melhores formas de valorizar o trabalho de alguém é reconhecendo seus pontos positivos e premiando os melhores.


Nem sempre é preciso uma carga grande de bonificação monetária, caso sua verba não seja o suficiente para gratificações. Muitas vezes um simples elogio e oferecimento de pequenos prêmios como vouchers para cinema ou um dia de folga já deixam o trabalhador mais motivado e contente com sua função.


Claro, um programa de incentivos mais abrangente pode ser mais eficiente no aumento de produtividade. Muitas empresas oferecem prêmios interessantes como pacotes de viagens ou hospedagem em resorts próximos que costumam surtir mais efeito no empenho dos profissionais.


”Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns.” – Peter Drucker

A gestão de colaboradores constitui-se, portanto, em uma poderosa ferramenta de grande importância estratégica no ambiente organizacional moderno, sempre em busca da qualidade e produtividade.


Como percebemos nesse artigo, uma boa gestão de pessoas é o sinônimo da mescla de estratégias de incentivo e das técnicas de relacionamento interpessoal. Quando bem aplicadas, cultivarão parcerias que extrapolam a mera relação empregador-funcionário para um nível mais poético da máxima excelência profissional.

Equipe boa ou equipe ruim, é responsabilidade da gestão. Vc no comando!

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