Como Encontrar o Funcionário Certo?



Quando o assunto é recrutamento, entender como encontrar o funcionário certo não está só ligado ao volume de candidatos testados, mas também a sua capacidade de selecionar pessoas mais engajadas e que estarão dispostas a levar sua empresa o mais longe possível.

Para construir um time poderoso e capaz de alcançar metas ousadas, o processo de recrutamento e seleção é fundamental, e falaremos de alguns aspectos importantes intrínsecos a ele. Entretanto, mais do que um processo de seleção bem feito, é fundamental que sua empresa tenha clareza no que é, no seu jeito de pensar, ser e fazer, para que essa nova contratação realmente tenha a sintonia desejada.

Aspectos gerais essenciais a um bom funcionário

Uma nova contratação sempre demanda bastante energia e disposição até que seja encontrado o profissional disposto a crescer junto com a empresa e que se alinhe ao seu jeito de fazer de fazer negócios.

De maneira geral, antes mesmo da consolidação de uma estratégia de entrevista para os candidatos, existem algumas características essenciais aos profissionais que desejam atuar e crescer dentro de uma empresa. O ideal é que, ao menos, o candidato reúna uma parte delas:

● Possuir o senso de dono, ou seja, ser protagonista e assumir a responsabilidade pelo sucesso do negócio como se fosse dele;

● Possuir uma atitude empreendedora, no sentido de ser capaz de enxergar oportunidades a cada desafio imposto;

● Ter capacidade de fazer um pouco de tudo. Em outras palavras, de gostar de colocar a mão na massa;

● Ter capacidade de aprender com cada novo trabalho realizado;

● Ter consciência que alguns trabalhos podem trazer aprendizados que valem bem mais do que uma remuneração alta.

Etapas fundamentais no processo de contratação

Um processo eficiente de contratação, para qualquer vaga, passa pela:

1 - Estruturação do processo: é necessário definir o que você precisa, no sentido de identificação do perfil, competências e necessidades da empresa. Depois, pode-se partir para um trabalho de definição dos setores que devem ser mapeados para aquele determinado cargo, buscando por profissionais que tenham aderência ao que você está buscando. Ao final, mas não menos importante, fica a entrevista e a avaliação completa dos finalistas.

2 - Respeito às etapas: por mais que você esteja com pressa para preencher determinada vaga, acelerar o processo nunca é recomendável. O ideal é contratar com assertividade e, caso necessário, demitir rapidamente quem não consegue performar ou não se identifica com a cultura da empresa. Siga esta máxima, contrate devagar e demita rápido.

3 - Sintonia entre o perfil do candidato e a cultura da empresa, jeito de ser, pensar e fazer: o principal aspecto a ser considerado no recrutamento não é o currículo, formação acadêmica ou experiências do profissional, mas saber se o jeito dele orna com o jeito e valores da sua empresa.

A verdade é que não adianta ter profissionais tecnicamente muito bons, mas que não respiram o jeito de pensar, ser e fazer da empresa, que não possuam seu DNA. Por isso, por muitas vezes, o processo interno de planejamento e seleção que antecipa o processo de contratação tende tão importante quanto as entrevistas.

O que tem a ver cultura organizacional e a contratação de um novo funcionário?

As pessoas são o maior ativo de uma empresa. Sem elas, não é possível que os negócios progridam a longo prazo. Em outras palavras, contar com profissionais capazes e motivados é fundamental para o desenvolvimento!

É importante compreender que cada empresa tem suas particularidades. O ambiente, o perfil das pessoas e o estilo de trabalho são diferentes em cada organização, e é muito comum que alguns candidatos apresentem aptidões técnicas mas não se adequem ao jeito da empresa, podendo trazer consequências ruins, tanto para o profissional quanto para o negócio.

As relações de trabalho modernas exigem que os funcionários consigam se automotivar, tenham habilidades de liderança e sejam capazes de manter um bom relacionamento com os colegas. Entretanto, quando alguém não se sente parte da empresa, esses aspectos comportamentais podem ser rapidamente destruídos.

Com isso, a procrastinação, o não cumprimento de metas e a falta de engajamento começam a surgir como uma sombra a perseguir a eficiência e produtividade. Ou seja, quando um processo de recrutamento não está aderente à cultura da empresa como um dos requisitos fundamentais para a contratação, aumenta-se o risco de rotatividade de funcionários, que pode levar à perda de recursos financeiros, tempo investido, treinamento e muito mais…

Qual é o impacto positivo do processo de contratação alinhado à cultura da empresa?

Quando as expectativas do candidato estão alinhadas à visão de negócio da empresa, aos valores, a forma de fazer negócio, sua disposição para o trabalho cresce. Quando um funcionário entende e vivencia os valores e propósitos da empresa, ele desperta em si um sentimento de pertencimento.

Desta forma, mesmo que algumas dificuldades surjam, a motivação do novo contratado será determinante para que ele supere desafios e continue gerando valor para o negócio. Ao sentir-se parte da instituição, o profissional se esforça mais para entregar resultados e alcançar metas.

Com isso, o engajamento de toda equipe aumenta, criando um ambiente de trabalho que estimula os profissionais a uma constante busca pelo alto desempenho. O fortalecimento do trabalho em grupo favorece o cumprimento de metas, ao mesmo tempo que diminui outros aspectos negativos, como conflitos, brigas e falta de integração.

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