Como Eliminar a Procrastinação da sua Empresa?



Procrastinar, sem dúvidas, é um dos problemas que mais impactam a produtividade, custam tempo, dinheiro e, por vezes, resultam em um alto índice de estresse e outros problemas de saúde e convívio dentro das empresas.


Se você quer tirar isso de dentro da sua empresa, seja atitude sua ou da sua equipe, é preciso compreender que a gestão do tempo não é solucionada através de mudanças bruscas e repentinas. Pronto, está tudo resolvido!


Não! Aprender como parar de procrastinar passa pela reestruturação sensível da sua rotina, introduzindo paulatinamente o comportamento que você procura estabelecer para trazer maior produtividade ao seu ambiente profissional.


Muito dessa procrastinação passa pela maneira como encaramos as tarefas dispostas. Por isso, a mudança essencial para alcançar mais eficiência passa pela reestruturação de percepção das coisas. Para isso, é possível adotar algumas estratégias como:


1 - Tenha consciência que você pode ser imperfeito: não é preciso baixar a qualidade do seu trabalho ou deixar de realizar certas tarefas, mas é preciso gerenciar seu tempo com maior qualidade.


Muitas pessoas procrastinam certas tarefas para garantir que outras, muitas vezes não tão importantes, estejam 100% perfeitas. Muitas vezes é preciso compreender que “bom o suficiente” é o suficiente.


2 - Combata as interrupções: se você está com uma tarefa ou projeto específico para trabalhar, procure deixar seu celular no silencioso, feche seus e-mails, redes sociais ou qualquer item na mesa ou computador que possa te distrair. Muitos casos de procrastinação são resultado da distração fácil, e o foco é uma das armas mais eficientes para chegar a boa produtividade.


3 - Reparta grandes tarefas em processos menores: muitas vezes o prolongamento na realização de alguma tarefa é feito simplesmente por ela ser grande demais.


Para combater isso, é possível adotar a estratégia da repartição de processos, planejando a realização do projeto em etapas. Assim, ao visualizar o trabalho como um todo não parecerá tão desafiador e não vai prejudicar os esforços para começá-lo.


4 - É preciso concentração no essencial: se você tem uma demanda de cinco tarefas, sendo duas delas com um deadline mais curto, tente tirar as mais urgentes da frente.


Em muitas situações os colaboradores encaram tarefas mais complexas deixando as mais urgentes de lado, muitas delas tarefas que colegas contam com a colaboração para poder seguir em frente, e isso acaba por produzir uma pressão extra que resulta em mais estresse e, por consequência, mais procrastinação. Por isso, sempre trabalhe com uma análise de prioridades para ter mais progresso e sinergia na sua equipe.


5 - Resolva uma coisa de cada vez: já tocamos no termo foco, e ele é um dos itens mais essenciais para evitar a procrastinação. Muitas vezes o abarrotamento de tarefas ao mesmo tempo faz com que o funcionário pule de uma tarefa para a outra para tentar não deixar nada para trás.


Essa tática é estressante, ineficiente e, por vezes, trás a sensação de que nada foi feito. É preciso concentração para realizar uma coisa de cada vez, pois, com isso, aumentam as chances de completá-las com maior exatidão.


6 - Solucione conflitos e impasses sem importância rapidamente: despender muito tempo e energia em decisões sem importância para sua tarefa atual acaba por ocupar recursos que poderiam estar sendo utilizados em escolhas mais importantes. Por isso, procure soluções rápidas para elas. Rápidas, não desleixadas!


7 - Procure resolver o complexo primeiro: fazer a parte difícil de um trabalho primeiro é fundamental para ter mais capacidade de terminá-lo. É preciso enfrentá-las de frente para que não atrapalhem sua produtividade e desenvolvimento.


Gostou? Quer saber mais sobre como formar e desenvolver um negócio de alta performance? Dia 31 de Março vai acontecer o Desafio Vire o Jogo. Um evento online, 100% gratuito, onde vou te mostrar quais são os elementos fundamentais para você alavancar a performance da sua empresa. Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! Faltam poucas.


Posts recentes

Ver tudo