© 2019 por CarlaWeisz Consultoria

Buscar

Como conquistar a liderança?


O mundo corporativo está repleto de pessoas em posição de liderança, mas muitos não atuam como líderes e sim com chefes. Muitos almejam uma promoção, um salário melhor, reconhecimento e estabilidade. Mas, você já parou para pensar que conquistar a liderança é diferente de ser “chefe”?


Em primeiro lugar, liderança não tem relação apenas com o cargo, mas sim com postura, com influência e com a capacidade de engajar pessoas para conquistar as metas, os resultados, a cultura organizacional, enfim, engajar e influenciar pessoas.


No mundo de hoje, onde tudo muda em uma velocidade assustadora, onde os desafios se ampliam com a mistura de gerações, a liderança precisa ser viva e flexível pois, ninguém mais está completamente formado, mesmo o mais experiente dos líderes precisa constantemente ampliar a consciência e se atualizar, assim como o software de um celular.


Para lhe apoiar nesta desafiadora jornada trazemos aqui, cinco dicas de como transformar erros frequentes da liderança em grandes acertos:


  1. Apropriação de ideias: Um líder dá crédito as ideias da equipe, valoriza quando elas são boas e, quando não são, aproveitam o momento para o aprendizado. Acredite, seus superiores saberão que você é um ótimo líder e treinador de pessoas, ou seja, indiretamente você também ganhará os “louros da vitória”. Além disto, quando o líder dá crédito a sua equipe, cria um ambiente de confiança. Valorize as ideias da sua equipe e, se por alguma razão, você tem medo que alguém da sua equipe tome seu lugar, sugerimos que você busque o autoconhecimento para trabalhar uma possível crença que te limita, podendo ser por exemplo a insegurança e assim, se fortalecer como líder. Afinal das contas, enquanto você prepara sua equipe para crescer, você também deve se preparar para novos voos.

  2. Medo de inovar: Faça diferente do que os outros estão fazendo. Desafie-se e experimente trilhar novos caminhos. Crie um ambiente criativo para que o melhor de sua equipe emerja, dê espaço para novas ideias. Para conquistar a liderança é fundamental saber ousar e não se prender às fórmulas prontas. Como falamos, acima, vivemos uma grande mudança no mundo, assim, o que funcionou ontem, pode não funcionar mais.

  3. Aversão ao novo: Entendemos que o novo é extremamente desafiante, pois coloca em xeque experiências adquiridas e que muitas vezes deram certo e fizeram você conquistar resultados e chegar na posição que está, mas aceitar o novo é necessário para o sucesso como líder e como pessoa. Como estamos vendo, liderar não é uma tarefa fácil e exige constantes aprimoramentos. Mesmo que você tenha aprendido a executar uma atividade de uma forma, esteja aberto a ouvir da sua equipe, de fornecedores, de parceiros e de clientes as novas ideias e outros modos de trabalhar. Boas ideias podem vir de todos os lugares. Abrace o novo!

  4. Síndrome do pequeno poder: Coloque-se no mesmo nível de contribuição dos seus colaboradores e elimine de vez atitudes autoritárias. Se hoje você ocupa um cargo de liderança é importante que a equipe perceba que você não se acha melhor por conta da posição que ocupa, mas que esta é uma conquista em função dos resultados que você apresentou em sua jornada. Discordar é algo comum em todas as esferas das nossas vidas, não é porque alguém discorda que está “tirando a sua autoridade de líder”. Se abra para ouvir e interagir com as pessoas que pensam diferente e adote a humildade. Como diria Abraham Lincoln (16° presidente dos Estados Unidos), “Se você quer testar o caráter de um homem, dê-lhe poder”.

  5. Incoerência x autonomia: Que tal você bancar e apoiar as opiniões da sua equipe? Defenda sua equipe e ela defenderá você, ou seja, fará tudo que for possível para atingir os resultados que te farão crescer. Muitos líderes são incoerentes, buscam autonomia, mas não fazem o mesmo com o seu time e a incoerência é um dos fatores de maior desmotivação. Seja como a mãe leoa quando alguém mexe com os seus filhotinhos e proteja-os. Os seus colaboradores jamais te trairão ou trabalharão com medo se sentirem que estão seguros e livres para desenvolverem suas ideias e seu potencial. Um pensamento que inspira os grandes líderes é de Ralph Waldo Emerson (filósofo americano) que diz: “Suas atitudes falam tão alto que mal posso ouvir o que você diz”.


Então, voltamos ao início deste artigo: como conquistar a liderança?

A liderança será conquistada por você, a partir de sua decisão de ser um líder que faz a diferença nos resultados e na vida das pessoas. A liderança é para todos que compreendem que este ponto está completamente nas suas mãos.

Para que isso se concretize, você deve ser a mudança que você quer enxergar na prática, se aprimorar com cursos, livros e processos atualizados que te ajudarão a alcançar este cargo.


Suas atitudes e escolhas são de sua responsabilidade e elas te levarão onde desejar. Afinal você é o dono da sua própria história.


Boa reflexão e até o próximo artigo.


#vcnocomando

5 visualizações