Como Calcular o Valor de uma Empresa

Atualizado: há 3 horas


Saber calcular o valor de uma empresa, o Valuation, permite que você analise a situação real e trace estratégias para o seu negócio. Existem diferentes técnicas para fazer esse cálculo como o FCD, os Múltiplos de Mercado e o Valuation de Liquidação.


Valuation é um termo em inglês que significa avaliação de uma empresa.Ou seja: é o processo que faz a conversão de uma projeção em uma estimativa do valor de uma empresa. Pode ser feito também de apenas uma parte da empresa.


Essa técnica permite que você avalie se vale a pena entrar em um negócio ou não. Para isso, vou apresentar as maneiras de fazer esse cálculo e explicar como calcular em cada caso.


Para que Serve Calcular o Valor da Empresa?

Tipos de Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

Múltiplos de Mercado

Valuation de Liquidação

FAQ – Perguntas Frequentes

Como calcular o valor de uma empresa pelo seu faturamento?

Como calcular preço de empresa?

Quanto é o valor de uma empresa?


Para que Serve Calcular o Valor da Empresa?


Saber definir o valor da sua empresa é importante, entre outras coisas, por:


  • Auxilia para que as negociações sejam justas;

  • É fundamental para a empresa abrir seu capital;

  • Importante para a empresa que quer realizar processo de fusão;

  • Permite a projeção de cenários para a gestão do negócio;

  • Possibilita traçar estratégias eficientes com foco nos resultados;

  • É útil para uma análise do histórico da empresa.


Tipos de Valuation


Existem técnicas para encontrar o valor da empresa. De acordo com os especialistas, o ideal é fazer o cálculo do Valuation usando duas metodologias. Isso porque com os dois resultados iguais têm-se a confirmação do valor real da empresa.


Fluxo de Caixa Descontado (FCD)


É um dos métodos mais usados e que mais apresenta exatidão: o FCD parte da entrada de renda da empresa para suas atividades operacionais. O montante é projetado, baseado em uma taxa. Depois, é descontado e obtém-se o valor da empresa.


  1. Faça o cálculo do fluxo de caixa de anos anteriores;

  2. Verifique principalmente os itens: Receitas, Custos e Despesas;

  3. Depois, projete o fluxo de caixa futuro (com base nos dados obtidos na análise feita anteriormente);

  4. Em seguida, determine a taxa de desconto;

  5. Depois, divida a projeção de cada ano por essa taxa de desconto. O que será obtido é o fluxo de caixa a valor presente;

  6. Para finalizar, a soma do valor presente de cada ano vai resultar no valor da sua empresa, por meio do FCD.


Múltiplos de Mercado


A análise é feita por um índice extraído dos demonstrativos contábeis. Pode ser a receita ou o faturamento. Depois, é preciso fazer a comparação com outras empresas do mesmo setor para chegar ao valor final.


Para fazer o cálculo, você pode utilizar diversos índices, chamados de múltiplos. São montantes baseados na quantidade de ações da empresa e seus valores.


  • Múltiplo P/L, que é o Preço da Ação/ Lucro por Ação: mostra o quanto os investidores estão dispostos a pagar para cada unidade de lucro que a empresa irá ter;

  • Múltiplo EV/EBITDA, que é o Valor da empresa/ Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização: o valor da empresa é obtido através do valor das ações da empresa multiplicado pela sua quantidade, mais o valor das dívidas e subtraindo as disponibilidades (caixa e equivalentes do caixa) da empresa


Valuation de Liquidação


É mais usado quando a empresa está em processo de fechamento. Também chamado de Valor Patrimonial Líquido. Nesse caso, o cálculo é feito pela liquidação dos bens em função da análise a preço justo.


  1. O cálculo é feito somando os ativos circulantes e os ativos não-circulantes (Ativo: bem que a empresa possui/ Passivo: dever que a empresa tem com terceiros);

  2. Depois, é necessário subtrair os passivos: circulantes e não-circulantes (Circulante: bem que se torna dinheiro em um período de 12 meses/ Não-circulante: direito ou dever que se realiza em período maior que 12 meses).

Mais informações sobre os detalhes que envolvem uma empresa você pode conferir no Instagram @carla_weisz e também no YouTube. Lá estão dicas, informações e conteúdos voltados para o mundo dos negócios.


FAQ – Perguntas Frequentes


Como calcular o valor de uma empresa pelo seu faturamento?

Para fazer esse cálculo, você deve utilizar um múltiplo do fluxo de receita da sua empresa. Vamos dar um exemplo: um negócio com Receitas Anuais de R$400.000,00 tem uma avaliação calculada em R$800.000,00.


Como calcular preço de empresa?

  1. Fazer uma estimativa do fluxo de caixa da empresa pelos próximos períodos;

  2. Em seguida, defina a chamada “taxa de desconto”, que corresponde ao risco inerente à empresa em caso de não pagamentos;

  3. Faça uma atualização dos valores em questão, colocando-os no presente.


Quanto é o valor de uma empresa?

O Valor de Livro, que é o valor patrimonial contábil de uma empresa, é feito dessa maneira: soma dos ativos (inclui equipamentos, prédios, produtos em estoque e inclusive dinheiro) descontadas as obrigações e as dívidas, se tiver.


Através dessas metodologias é possível calcular o valor da sua empresa para saber como investir no futuro. Gostou da explicação? Aproveita para compartilhar com os amigos! Para saber mais sobre a gestão de negócios continue acompanhando a página e acesse o nosso treinamento!


1 visualização0 comentário