8 Dicas de Como Administrar uma Empresa

Atualizado: há 3 dias

Você, que tem um negócio ou está pensando em começar um, deve buscar o máximo de informações e referências para diminuir as possibilidades de algo dar errado. Algumas dicas são importantes, como dar atenção aos seus clientes e fazer uma ampla pesquisa sobre o ramo em que está atuando.


Com base em várias pesquisas com especialistas do ramo, reuni 8 dicas que podem ser úteis na gestão da sua empresa. Elas se aplicam aos mais diversos tipos de negócio e área de atuação, e envolvem desde o processo de planejamento até a finalização do atendimento ao cliente.


Nos próximos tópicos vou apresentar as dicas para direcionar você no mundo da administração de empresas, e também irei explicar como utilizar cada uma delas no seu dia a dia.


1) Dê Atenção aos Clientes

2) Invista em Tecnologia e Marketing

3) Pesquise Sobre o Ramo que Vai Atuar

4) Cuide do Estoque

5) Estimule a Gestão dos Recursos

6) Seja Presente, mas Delegue Tarefas

7) Escolha Bem os Funcionários e Invista Neles

8) Trabalhe com Metas e Ofereça Premiações



1) Dê Atenção aos Clientes


Essa orientação pode parecer óbvia, mas é o erro de algumas pessoas. Quando uma empresa vende um produto ou serviço e o cliente gosta, é comum achar que a relação termina aí. Mas não deve ser assim.


Os clientes voltam a comprar o produto ou fazem novamente o serviço porque recebem uma mensagem ou e-mail mostrando uma oferta, por exemplo. Ou ainda um lembrete de que o serviço precisa de manutenção. É aí que sua empresa conquista novamente o cliente com aquilo que ele precisa.


2) Invista em Tecnologia e Marketing


Esses dois setores estão em alta para todos os ramos atualmente. Marketing digital se aplica a qualquer negócio, e os empresários que usam isso a seu favor podem ter aumento no lucro.


Se você puder ter funcionários especializados e dedicados a isso, é importante investir. O marketing aproxima o produto ou serviço que sua empresa oferece dos seus clientes.


Sobre a tecnologia, ela também se aplica a todos os tamanhos de empresas. O ideal é pesquisar as soluções tecnológicas adequadas para o ramo em que você está atuando. Investir em tecnologia significa usar dispositivos, programas e equipamentos que contribuem para uma gestão eficiente.


3) Pesquise Sobre o Ramo que Vai Atuar


Essa situação é comum de acontecer: iniciar no ramo se aventurando e fazendo as tarefas conforme elas acontecem. Mas, o ideal, de acordo com os especialistas, é justamente o contrário: nada de se aventurar, faça uma ampla pesquisa sobre o ramo em que irá atuar.


É necessário identificar elementos importantes para o empreendimento, como os suprimentos necessários, funcionários (se for o caso) e infraestrutura. Se planejar e conhecer empresas e empresários do mesmo ramo, também faz parte dessa pesquisa.


4) Cuide do Estoque


Esse é um ponto que acaba sendo deixado de lado: uma parte do estoque, que às vezes pode ser uma grande quantidade, pode estar parada há um bom tempo, sem saída.


É necessário identificar e traçar estratégias para que esse estoque seja comercializado. Caso contrário, é prejuízo. Portanto, é importante que você esteja atento ao controle do estoque para identificar o que está sendo aceito ou não pelos seus clientes.


5) Estimule a Gestão dos Recursos


Não adianta apenas ter o capital de giro para o começo da sua empresa.

Se não souber gerir os recursos você pode acabar errando feio! A palavra aqui é equilíbrio, ou seja, a gestão da empresa precisa ser saudável.


Os problemas vão surgir, mas diante de um planejamento bem feito, você vai saber como atuar. Por isso, é importante estudar sobre controle de gastos, fluxo de caixa e elaboração de orçamento.


6) Seja Presente, mas Delegue Tarefas


Principalmente no começo, os empresários querem saber tudo e tomar conta de tudo. Mas a realidade não é assim, porque querer controlar todas as etapas e processos nem sempre funciona.


O ideal é que você esteja sempre presente e tome as decisões importantes, mas também aprenda a delegar tarefas que os funcionários podem executar de forma que a empresa continue crescendo.


7) Escolha Bem os Funcionários e Invista Neles


Na hora de selecionar os colaboradores, você deve conversar de maneira franca. O que acontece atualmente é que na entrevista são prometidas tarefas, mas depois o funcionário faz bem mais do que o combinado. E isso desanima.


Além da conversa franca, depois que o funcionário está trabalhando considere investir nele, para deixá-lo sempre entusiasmado com o serviço.


8) Trabalhe com Metas e Ofereça Premiações


Para estimular a equipe, sua empresa pode atuar com metas, elaborando estratégias e promoções para aumentar as vendas. Oferecendo ferramentas para os seus colaboradores terem condições de negociações com os clientes. E, quando a equipe bater a meta, ofereça premiações.

Adotando essas dicas a gestão da sua empresa vai se tornar mais fluida e natural. Espero que as dicas tenham sido úteis e que você possa começar a implementar esse modelo de administração o quanto antes. Para conhecer mais acesse nosso treinamento, um abraço e até mais!


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo