Bom Humor no Trabalho – Como Estimulá-lo?



E aí, como anda o seu estado de espírito no trabalho? Diversos estudos e publicações científicas sobre recrutamento, inclusive conteúdo da revista Forbes, dão conta que o bom humor no trabalho é um dos fatores mais importantes para o crescimento na carreira.


O fato é que o bom humor no trabalho representa uma demonstração de inteligência emocional e uma competência fundamental de quem se destaca nas relações profissionais, uma vez que esse fator age diretamente contra a fadiga, unifica equipes, aumenta produtividade e diminui o estresse.


Não há dúvidas que pessoas bem-humoradas e sorridentes deixam o clima organizacional mais leve e prazeroso, tornando aquela atmosfera mais criativa e produtiva, impactando diretamente no engajamento e motivação de colaboradores e, por que não, de líderes. Mas, afinal, como trabalhar esse bom humor?


Fatores importantes para o desenvolvimento do bom humor no trabalho


O bom humor organizacional deve estar presente em diversas situações do cotidiano profissional, porém, não pode ser confundido com excesso de piada. O intuito é resolver e diminuir conflitos existentes no ambiente, nutrindo um estado de espírito mais leve e organizado. Claro, nem sempre é possível alcançar o ápice, mas sempre podemos trabalhar alguns pontos essenciais para estimulá-lo. Vejamos:


1 – Procure efetuar tarefas que condizem com sua expertise:

Para alcançar o bom humor individual no ambiente de trabalho, é importante que busquemos atuar naquilo que gostamos de fazer, com o que mais nos identificamos. Claro, nem sempre é possível optar por atuar apenas naquilo que temos maior experiência, e desafios também são importantes para crescermos na carreira. Entretanto, buscar solucionar problemas nos quais você tem experiência em atuar também é importante para manter a produtividade e mostrar que você é importante em certos aspectos no seu dia a dia profissional.


2 – Busque resolver impasses rapidamente:

Outro item importante para evitar estresse e manter um bom estado de espírito no trabalho é resolver os impasses rapidamente. Se existe alguma situação que lhe deixa desconfortável, busque resolvê-la rapidamente. Guardar sentimentos ruins só irá prejudicá-lo e aumentar sua insatisfação.


3 – Alimente bons pensamentos:

Os pensamentos guiam nossas ações, ou seja, quanto melhores e mais positivos sejam, melhores serão os sentimentos e emoções alimentadas e vividas diariamente. Portanto, busque pensar de forma otimista, enxergando seu trabalho como uma maneira de crescer e desenvolver seu potencial e conquistar o sucesso que almeja.


4 – Una bons pensamentos com atitudes positivas:

Não adianta nada pensar e não agir! Por isso, tenha atitudes profissionais positivas embasadas nos pensamentos propositivos. Isso passa desde cumprimentar seus colegas, ser mais receptivo até estar mais aberto para colaborar e ser ajudado. Acredite, por menores que possam parecer, quando somadas, essas pequenas ações influenciam diretamente na qualidade do ambiente de trabalho e nas relações interpessoais.


5 – Não traga problemas que não pertencem ao ambiente de trabalho:

Todos nós temos problemas pessoais, entretanto, esses problemas não podem se tornar argumentos para que você não se relacione positivamente com as pessoas ao seu redor ou para espalhar energias negativas ao ambiente. Manter o contato positivo com pessoas ajuda a manter sua produtividade, a pensar positivo e pode até mesmo, em algumas situações, ser uma ponte importante de ideias e soluções para resolver suas dificuldades pessoais.


6 – Não confunda bom humor com excesso de humor:

O abuso do bom humor resulta na perda do bom senso. Ou seja, o exagero de brincadeiras, as piadas inapropriadas, acabam por atrapalhar o ambiente e a realização correta das tarefas. É verdade, não é uma missão fácil dosar o bom ambiente, humorado e leve, por vezes é perigoso na influência que seu excesso pode causar no desempenho e foco do negócio, na perda da concentração e na noção das responsabilidades de cada um. Porém, assim como é importante incentivá-lo, também é essencial que saibamos sempre lembrar que existe hora e lugar para fazê-lo.


“O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior.”Alfred Armand Montapert


Acredite, o bem é contagiante e virtuoso. Estimular o bom humor no trabalho comprova-se cada dia mais uma prática positiva para preservar a saúde e bem-estar, ao mesmo tempo que estimula na conversão de colaboradores mais motivados e focados em suas responsabilidades e nas tarefas importantes para desenvolver a empresa. Mas lembre-se, o bom humor deve sempre ser acompanhado do bom senso para produzir pontes e não paredes.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo