Baixa Produtividade - Onde Devo Focar para Minha Equipe Produzir Mais e Melhor?



Procrastinação, essa é a palavra que mais impacta a produtividade, pois custa tempo, dinheiro e, por vezes, resulta em um alto índice de estresse e problemas de saúde e convívio dentro da empresa


Se você quer eliminar a enrolação dentro da sua empresa, seja atitude sua ou da sua equipe, é preciso compreender que a gestão do tempo não é solucionada através de um passe de mágica ou de grandes e repentinas mudanças.


Não! Aprender como parar a enrolação passa pela reestruturação sensível da sua rotina, introduzindo paulatinamente o comportamento que você procura estabelecer para trazer maior produtividade ao seu ambiente profissional.


O fato é que a procrastinação está diretamente ligada a maneira como se encara as tarefas. Por isso, a mudança essencial para alcançar mais eficiência e produtividade passa pela reestruturação da percepção das coisas. Para isso, é possível adotar algumas estratégias como:


1 - Entenda que você pode não ser perfeito sempre:


Muitas pessoas procrastinam certas tarefas para garantir que outras, muitas vezes não tão importantes, estejam 100% perfeitas. Muitas vezes é preciso compreender que “bom o suficiente”, é o suficiente para certas tarefas.


2 - Não crie um ambiente de interrupções:


Se você está com uma tarefa ou projeto específico para trabalhar, procure deixar seu celular no silencioso, feche seus e-mails, redes sociais ou qualquer item na mesa ou computador que possa te distrair. Muitos casos de procrastinação são resultado da distração fácil, e o foco é uma das armas mais eficientes para chegar a uma boa produtividade.


3 - Trabalhe com processos pequenos:


Muitas vezes o prolongamento na realização de algumas tarefas é feito simplesmente por ela ser grande demais.


Para combater isso, é possível adotar a estratégia da repartição de processos, planejando a realização do projeto em etapas. Assim, ao visualizar o trabalho como um todo não parecerá tão desafiador e não vai prejudicar os esforços para começá-lo.


4 - Concentre-se no essencial:


Se você tem uma demanda de cinco tarefas, sendo duas delas com um deadline mais curto, tente tirar as mais urgentes da frente.


Em muitas situações os colaboradores encaram tarefas mais complexas deixando as mais urgentes de lado, muitas delas tarefas que colegas contam com a colaboração para poder seguir em frente, e isso acaba por produzir uma pressão extra que resulta em mais estresse e, por consequência, mais procrastinação.


Por isso, sempre trabalhe com uma análise de prioridades para ter mais progresso e sinergia na sua equipe, evitando os conflitos desnecessários por desorganização de processos e do entendimento do que é essencial realizar.


5 - Trabalhe com uma coisa de cada vez:


Já falamos sobre foco, e ele é um dos itens mais essenciais para evitar a procrastinação. Muitas vezes o abarrotamento de tarefas ao mesmo tempo faz com que o funcionário pule de uma tarefa para a outra para tentar não deixar nada para trás.


Essa tática é estressante, ineficiente e, por vezes, trás a sensação de que nada foi feito. É preciso concentração para realizar uma coisa de cada vez, pois, com isso, aumentam as chances de completá-las com maior exatidão.


6 - Solucione os pequenos conflitos rapidamente:


Despender muito tempo e energia em decisões sem importância para sua tarefa atual acaba por ocupar recursos que poderiam estar sendo utilizados em escolhas mais importantes. Por isso, procure soluções rápidas para conflitos e impasses sem grande importância.


Isso fará você ganhar pontos com sua equipe e, ao mesmo tempo, evitar que a não importância gere mais estresse entre sua equipe. Mas, lembre-se, são soluções rápidas, não desleixadas!


Gostou? Quer saber mais sobre como formar e desenvolver um negócio de alta performance? Acompanhe o Instagram @carla_weisz e assine nossa newsletter para ficar por dentro de mais dicas, cursos e aulas completas para transformar sua empresa.


267 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo