A Importância dos Rituais nas Empresas



Nós como seres humanos buscamos um sentido para as coisas. Os famosos “como e porque” são fundamentais para nos mostrar os caminhos a seguir e o modo de agir para viver bem em sociedade.


Nas empresas isso não é diferente! Criar um jeito de ser e fazer claro dentro do seu negócio fortalece a personalidade da sua empresa, a sua cultura organizacional, dando sentido e propósito para ela… ao mesmo tempo que deixa claro como você espera que seus colaboradores se comportem dentro da organização.


O fato é que muitos donos de negócios têm dificuldade de fortalecer o jeito de ser e fazer da própria empresa, e é nessa condição que os rituais são muito importantes para criar uma empresa forte, coesa e com um time engajado.


Pensa comigo, escovar os dentes é um ritual para você, certo? Sim… porque você sabe que se não fizer isso, pode ter problemas no futuro.


Da mesma forma deve ocorrer na sua empresa, porque as tradições, os costumes, as normas são fundamentais para dar uma cara ao seu negócio e um norte aos seus funcionários, trazendo sentido ao que eles fazem ali dentro.


E porque rituais?


Porque é algo que deve ser feito constantemente. O pouco feito a cada dia evita desastres e ainda proporciona um ótimo resultado a longo prazo.


A questão é tudo parte de você, de como você lidera sua equipe. E acredite, não adianta dizer que prefere lidar com cachorros do que com pessoas… porque se você acha difícil lidar com pessoas, você vai evitá-las, e aí eu te pergunto: se você tirar todas as pessoas da sua empresa, o que sobra? Nada… só paredes.


É por isso que você trabalha igual um doido, 24 horas por dias, sem tempo para curtir, descansar… ter tranquilidade, sem se preocupar o tempo todo que algo ruim pode acontecer na sua empresa.


Ao contrário, quando você dá importância às relações, as pessoas que formam sua equipe, aos rituais que engajam todos ao seu propósito, você consegue que todos:


  • Entendam com clareza sobre o que fazem e qual é o propósito daquela empresa;

  • Tenham claro onde a empresa quer chegar;

  • Entendam quais os valores da empresa.


Quando seus funcionários entenderem isso, você está criando uma empresa alinhada com os propósitos dela, que cumpre metas e que, acima de tudo, admiram o líder que tem, o dono da empresa, você!


514 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo