A Experiência do Passado não Garante o Sucesso do Agora



Existe uma atitude comum entre os donos de negócio que precisa urgentemente ser extinta do mercado: usar a experiência do passado para resolver os problemas do presente.


Isso não funciona! Nunca funcionou e nunca vai funcionar. O passado passou.


Isso também não quer dizer que o que foi feito é descartável, inútil… Não, muito pelo contrário.


O passado serve para você olhar e ver as coisas que fez e que deram certo, e sentir orgulho da maneira como você encontrou soluções para os obstáculos que se apresentavam a você naquele momento.


O passado serve para você conhecer a sua história e ter certeza que todo o esforço empregado serviu a um propósito, ao seu propósito…


O passado NÃO serve para você ficar apegado, cuidando e trazendo ele para o presente toda hora. Você não deve e não pode ficar querendo resolver seus problemas pensando como as coisas eram feitas no passado.


Aqui vai uma verdade dura de aceitar, mas que você deve sempre ter em mente:


O jeito que você fez sua empresa ter sucesso não é o único jeito de fazê-la prosperar. O que funcionou ontem pode não funcionar hoje.


O fato é que você, como dono de negócio, não pode cair na armadilha do ego, do apego aos feitos de outrora. É preciso mudar o jeito de pensar, se atualizar.


Eu sempre digo que um empresário deve agir como um aplicativo ou um software, que vira e mexe manda uma atualização.


E porque eles atualizam?


Porque sempre existe uma forma de fazer diferente e melhor, de afinar sua percepção, de colocar um foco diferente no problema ou solucioná-lo de uma maneira melhor.


Você como dono de negócio precisa entender que o mundo não se atualiza pra nós, mas nós devemos seguir sua atualização.


Muitos empresários acabam fechando porque simplesmente não aceitam pensar diferente, estudar novas estratégias, colocar novos focos.


Se você quer sair dessa areia movediça, existe 5 pilares fundamentais onde você deve sempre estar atento às mudanças:


1 - Pessoas: quando novas gerações entram no mercado as relações mudam e é preciso estar atento a isso. O dono de negócio precisa entender que a forma de lidar com um estagiário é diferente de como era há 5 anos. E isso não se limita aos seus funcionários, mas também aos clientes, fornecedores e tudo o mais.


2 - Processos: o como fazer está sempre se atualizando, por isso é fundamental nunca ficar com medo de estar junto de seus concorrentes. O networking é fundamental não somente para conhecer novas pessoas, mas também para trocar experiências, dividir angústias, compartilhar conhecimento e ter mais certeza nas decisões que tomar.


3 - Regulamentação: as leis mudam e se adaptam aos novos formatos de negócios no mundo todo. Não adianta ficar reclamando da burocracia ou da carga tributária sem estar em constante atualização sobre o tema.


4 - Tecnologia: alguns anos atrás ninguém acreditaria que bons negócios poderiam ser feitos através de uma rede social… portanto, a tecnologia está impactando constantemente as relações e negócios, e é preciso sempre estar por dentro do que pode ser benéfico ao seu negócio.


5 - Relacionamento: entender o comportamento do seu consumidor também é algo que precisa sempre abertura. Nada de pensar: “agora eu já sei como essas pessoas pensam”. Não… as relações mudam constantemente, e o que ontem vendia pode não vender nunca mais amanhã. Esteja sempre testando e por dentro de todas as maneiras de se relacionar com o seu público.

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