A Coragem de Inspirar Educando - Janguiê Diniz

Atualizado: Set 23



Apenas através da educação é que o Brasil dará o salto em desenvolvimento… esta é uma das frases mais inspiradoras que já ouvi do Janguiê Diniz, um amigo e, certamente, um protagonista! Que manteve seus valores e humildade em aprender sempre.

Hoje falaremos da sua gigantesca trajetória, de bravura que nos inspira a nos tornarmos aquilo que desejarmos.

A história de Janguiê Diniz

Quem vê o Janguiê Diniz que figurou na lista da Revista Forbes como um dos bilionários brasileiros, mestre e doutor em Direito e fundador do grupo Ser Educacional e Instituto Êxito de Empreendedorismo, não imagina as semelhanças que sua história tem com a de muitos brasileiros.

Nascido no distrito de Santana dos Garrotes, na Paraíba, em 1964, Janguiê era um dos sete filhos de João e Lourdes. Passando de distrito em distrito até os 14 anos, de Naviraí, no Mato Grosso do Sul até Pimenta Bueno, em Rondônia, Janguiê tinha tudo para simplesmente deixar a vida o levar ou reclamar de sua condição. Mas ele fez diferente.

Trabalhou de engraxate, vendendo laranjas e sua veia empreendedora pulsava levando ele a buscar melhores oportunidades e ele sabia que era estudando onde conseguiria algo maior. Claro, os pais dele também sempre fizeram muito esforço para que ele se formasse e continuasse estudando.

Aos 14, ele se deparou com um problema: não havia 2º grau em Pimenta Bueno. Seguiu então para Recife, onde procurou por um tio advogado que ele jamais havia conhecido.

O tio tomou um susto quando viu o sobrinho entrar pelo seu escritório e pedir ajuda para poder continuar estudando. Com a influência e ajuda do tio, Janguiê arrumou um emprego como datilógrafo e um lugar para dormir numa gráfica em um dos antigos casarões da Rua Velha, no centro de Recife.

Trabalhava de dia e estudava à noite. Aos poucos, ficou fascinado pelo Direito e pelos efeitos que a educação refletia em sua vida. Em 1983 foi aprovado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A experiência no escritório do tio fez com que ele começasse a faculdade com algum certo domínio na área. Ainda no 4º ano do curso, já havia montado uma empresa de cobranças com 30 funcionários. Em 1992, após horas diárias de estudos para o concurso de magistratura, tornou-se juiz do trabalho.

Exerceu o cargo de juiz no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região por um ano, mas parou para poder se dedicar a outros projetos que tinha em mente. Em 1993 passou em outros dois concursos: para Procurador do Trabalho do Ministério Público da União e no de professor efetivo da Faculdade de Direito do Recife.

Janguiê ainda fez várias pós-graduações lato sensu, além de mestrado e doutorado na UFPE. Escreveu vários livros sobre direito e educação. Em 1994, fundou o Bureau Jurídico, curso preparatório para concursos públicos. No mesmo ano, começou a investir na realização de congressos nacionais e internacionais na área jurídica.

Aliás, investir em iniciativas de educação viraram um projeto de vida! Em 1998, fundou o BJ Colégio e Curso, oferecendo turmas da educação infantil ao pré-vestibular. Em 2003, criou o Grupo Ser Educacional, que acompanhou e investiu na expansão de diversas Faculdades, com unidades em Recife, Paulista, João Pessoa, Campina Grande, Salvador, Lauro de Freitas, Fortaleza, Aracaju, São Luís, Manaus e outras. E este gigante não para, no último dia 13/09 foi anunciada a assinatura de contrato para incorporação dos negócios no Brasil da Rede Internacional de Universidades Laureate que tinha as marcas Anhembi Morumbi e FMU. O negócio tem valor estimado em R$ 4 bilhões. A negociação criará o quarto maior grupo de ensino superior do Brasil: um conglomerado com aproximadamente 450 mil estudantes de ensino presencial e à distância.

Além de ser um gigante no empreendedorismo, Janguiê é um brasileiro que inspira e faz a sua parte por um Brasil melhor. Em 2019, Janguiê fundou, com mais 33 grandes empreendedores nacionais, o Instituto Êxito de Empreendedorismo, que atua levando educação empreendedora a jovens brasileiros de baixa renda. O objetivo é incentivar e apoiar a educação empreendedora, a livre iniciativa e a ética nos negócios.

Eu tenho muito orgulho de ser sócia do Instituto Êxito e caminhar ao lado de gigantes, afinal, educação sempre foi a minha causa e assim como Janguiê, a datilografia também me proporcionou um emprego em uma consultoria no meu começo de vida em SP e que me deu as bases para fazer faculdade.

Desenvolva o seu protagonismo!

Todos podem aprender sobre o protagonismo. E todas as histórias de sucesso que eu estudo, tem a virtude do protagonismo. E sabe, uma empresa só pode ter sucesso de tiver pessoas protagonistas, que pensam e agem como dono. A parte legal é que esta virtude pode ser aprendida.

Acreditamos que os empresários têm uma importante contribuição a dar para o país afinal, não tem como ir bem em um país que vai mal. No Instituto Êxito já conta com mais de 400 sócios, e nossa plataforma já tem mais de 300 cursos gratuitos, além de um programa de mentoria com o propósito de fazer do empreendedorismo a turbina para alavancar vidas e histórias. Nosso objetivo é impactar 1 milhão de jovens em cinco anos com a educação empreendedora, e não iremos parar até conseguir.

Janguiê nos mostra que esforço, coragem, protagonismo, humildade e muito estudo podem mudar a vida. Da infância pobre e rural em pequenas cidades até a rotina sacrificada de noites de estudo, renunciando as aventuras da juventude, da divisão do trabalho e da escola, das horas debruçado sobre os livros, da persistência em não desistir e, principalmente, da vontade de vencer e ser o dono da sua própria história!

São mais de 20 livros publicados, entre eles uma autobiografia rica em detalhes, intitulada “Transformando sonhos em realidade - a trajetória do ex-engraxate que chegou à lista da Forbes”, e vários outros temas que tratam da sociedade, educação e prosperidade.

Como disse no começo no artigo, quem se depara com Janguiê não imagina o quanto sua trajetória exemplifica sua conduta. É um líder humilde, mesmo sendo quem é… daqueles que diz e faz, e por isso tem o sucesso que tem.

Quer saber mais histórias inspiradoras e aprender mais sobre como transformar sua empresa para melhor?

Faça parte do movimento Vire o Jogo e participe de um grupo de empresários diferenciados, que faz história e conquista o respeito e admiração das pessoas. Meu objetivo é preparar os donos de negócios para desenvolverem um time que bate todas as metas e constroem empresas admiradas pela sociedade pelo seu jeito de ser e fazer negócios, o que chamamos de cultura organizacional e que torna uma empresa única e impossível da concorrência copiar.

Assim como Janguiê, acredito que a educação transforma e que as pessoas são o centro do sucesso de qualquer empresa, sem elas, sobram apenas paredes e tijolos. Nos siga nas redes, se inscreva em nossa lista vip e receba mais conteúdos como esse!

© 2020 por CarlaWeisz Consultoria