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6 princípios fundamentais para gerar resultados e melhorar a atuação da sua equipe



Talvez você ainda não saiba, mas a origem da palavra equipe vem do francês équipe e seu significado “conjunto de pessoas que preparam uma embarcação para a viagem”, nos diz muito sobre a importância dos processos dentro de uma empresa, pois todos os integrantes deste “navio” são fundamentais para que se chegue ao destino, que é o sucesso.


O mercado exige pessoas competentes:

Mesmo que seja difícil alinhar interesses, competências e habilidades profissionais, o mercado de trabalho é cada vez mais exigente na seleção de pessoas que têm a capacidade de se adaptar as mudanças, enxergando na equipe, da qual fazem parte, a oportunidade de trocar experiências e aprender com elas. As companhias estão cada vez mais engajadas na importância de preservar pessoas motivadas e dedicadas para obter um desenvolvimento sustentável.


Fortalecendo o trabalho em equipe:

A filosofia corporativa de fortalecer o trabalho em equipe nas empresas é muito comum em praticamente todas elas, mas muitos líderes ainda encontram dificuldades em sintetizar os 6 princípios que apresentaremos a seguir, para gerar resultados realmente efetivos, por conta da falta de atenção e diálogo.


Os 6 princípios necessários para se obter resultados positivos em equipe:


  1. Deixe clara a função de cada um: Mesmo que alcançar o sucesso seja um objetivo comum para toda a equipe, não significa que todos irão realizar a mesma função. É fundamental que cada um saiba seu próprio papel dentro da equipe, por isso é importante que todos os seus membros saibam exatamente aquilo que precisam fazer, de acordo com suas habilidades. Essa atitude melhora o desempenho de todas as áreas e fortalece o trabalho em conjunto.

  2. Confie na sua equipe: Confiar naqueles que trabalham com você é imprescindível para que todos se sintam seguros para dividir dúvidas, opiniões, responsabilidade e, até mesmo, criticas construtivas. Sem este alicerce, é impossível desenvolver um trabalho em equipe que obtenha sucesso. O crescimento da confiança acontece através de um ambiente com boa relação entre seus membros, tenha isso em mente.

  3. Resolva os problemas no tempo certo: Além de comandar, o líder tem a função de detectar e resolver problemas pontuais, no momento em que eles acontecem, por isso é preciso ficar atendo full time. Empurrar os problemas com a barriga ou empurrá-los para debaixo do tapete, é fatal para contaminar o trabalho em equipe. O que se espera de um bom gestor, é que o mesmo desenvolva e aprimore sua aptidão por encontrar falhas e buscar soluções criativas.

  4. Dê o exemplo dentro da sua equipe: Para que se tenha uma forte participação da equipe, é importante que os líderes sejam exemplo de dedicação e profissionalismo no dia a dia da empresa. Os melhores gestores inspiram a todos que fazem parte do seu time, por meio de ações e comportamentos saudáveis, antes de cobrar qualquer resultado.

  5. Respeite o espaço de cada um: Um bom trabalho em equipe também reconhece o espaço de cada um de seus membros, de forma individual. Um grupo diverso é sempre um desafio, e deve ser encarado como uma oportunidade para se desenvolver um trabalho mais rico. Tomando como exemplo um time de futebol, cada jogador possui diferentes talentos e funções em uma partida. É função do treinador fazer com que estas qualidades se complementem para que a equipe chegue ao seu objetivo comum: vencer a partida.

  6. Invista na gamificação para motivar: Uma das técnicas mais modernas para estimular e desenvolver o trabalho em equipe é a gamificação, que se utiliza do conceito de games para motivar as pessoas de um grupo a atingirem seus objetivos. Criada na década de 70, a gamificação se vale de características comuns de games como feedbacks, recompensas, colaboração e promoções capazes de engajar os envolvidos. Através da gamificação é possível transformar atividades do cotidiano em algo mais divertido e interessante, além de estimular a cooperação na hora de resolver problemas.

Gostou, mas ainda quer mais?

Se você gostou das dicas apresentadas aqui, não deixe de coloca-las em prática com a sua equipe. E se precisar de um direcionamento extra e especializado, não deixe de conhecer o livro “O Dono da História”, um manual completo para líderes e gestores, desenvolvido pela Estrategista no desenvolvimento de líderes Carla Weisz, que traz lições fundamentais para você desenvolver seu protagonismo dentro do seu plano de carreira, além de dicas exclusivas sobre como melhorar seu desempenho na sua gestão e com a sua equipe.


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© 2020 por CarlaWeisz Consultoria